TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação Alternativa

Exames: Comunicação Alternativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  2.088 Palavras (9 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 9

È considerada comunicação Alternativa quando não existe outra forma de se comunicar.

Quando pensamos em comunicação alternativa pensamos logo na fala ou na escrita, logo nos vem a mente as diversas formas de comunicação; através de símbolos gestos e expressões faciais, desenhos e sons

Pois é desta maneira que as pessoas com deficiências .neuromotoras e com dificuldade para falar e ouvir, se comunicar.

Os surdos mudos por exemplo utilizam a linguagem de sinais para se comunicar.

Muitas pessoas e crianças apresentam dificuldades de fala ou de escrita, varias com paralisia cerebral, deficiência mental deficiência auditiva deficiências múltiplas,vão precisar de outras formas de comunicação para que possa mostrar ao professor que conseguiram aprender falar sobre suas duvidas desejos sentimentos e brincadeiras com os amigos.

Esse termo é utilizado para definir outras formas de comunicação com o uso de gestos ou de línguas de sinais, expressões faciais uso de pranchas de alfabeto ou de símbolos pictográficos , até o uso de sistemas sofisticados de computador com voz sintetizadas .

A comunicação pode ser de várias maneiras, olhando , apontando , fazendo gestos , imitando sons , respondendo sim ou não, precisamos descobrir junto com criança a maneira mais fácil para ela aprender.

Temos vários recursos para transmitir as mensagens exemplo:

Prancha de comunicação – elas podem ser construídas utilizando objetos símbolos , letras , sílabas , palavras , frases ou números.. A pranchas são personalizadas devem considerar as possibilidades cognitivas , visuais e motoras de seu usuário , podem ser soltas ou agrupadas em álbuns ou cadernos.

Ele vai olhar apontar e ter informação desejada pelo parceiro de comunicação dependendo de sua condição motora.

Temos as pranchas de apontar com olhos que chamam EUYE-GASE podem ser dispostas sobre a mesa ou apoiada em um suporte , pode usar uma lanterna com foco convergente fixada ao lado de sua cabeça iluminando a resposta desejada .

Avental – outra forma de comunicação alternativa , é confeccionada em tecido que facilita a afixação de símbolos ou letras com velcro que utilizada pelo parceiro , respondendo através do olhar .

Outra forma de comunicação alternativa é através de relógio , o recurso que possibilita o individuo dar uma resposta com autonomia mesmo quando ele apresenta uma motora severa seu principio é semelhante ao do relógio só que a pessoa comanda um movimento do ponteiro apertando um acionador.

Temos também recursos de alta tecnologia exemplo : comunicadores com voz gravada, são comunicadores onde as mensagens podem ser gravadas pelo parceiro de comunicação , computadores existem vários sistemas de comunicação exemplo : INTELIPICS STUDIO OVERLAY MAKER com símbolos o BOARDMAKER e outros . A comunicação de voz sintetizada da empresa ZYGO .

Símbolos : São representações visuais , auditivas ou táteis de conceito. Na comunicação alternativa aumentativa utiliza vários símbolos como objetos, a fala, os gestos, linguagem de sinais, fotografias , escritas e desenhos.

Os símbolos dividem-se em :

Símbolos que necessitam de recursos externos como exemplo , sinais manuais que utilizam o corpo para se comunicar .Símbolos que necessitam de recursos externos , instrumento ou equipamento além do corpo para produzir uma mensagem, podem ser de baixa tecnologia ou de alta tecnologia .

São tipos de símbolos :

Objetos reais , miniaturas, objetos parciais, fotografias , podem ser usados para representar objetos pessoais , ações , lugares ou atividades nas escolas ou recortes de revistas ou embalagens de produtos.

Símbolos gráficos exemplo :

PSC

Técnicas de seleção : São usadas referentes as quais pela qual o usuário escolhe os símbolos de comunicação . Importante escolher a técnica de comunicação mais eficiente para cada indivíduo e posicionamento ideal da prancha , a precisão ao acesso a taxa de fadiga e a velocidade , a terapeuta ocupacional que avalia essa situação .

Técnicas de seleção direta :

Aponta com o dedo ou com cabeça com uma ponteira.

Técnicas de varredura :

A resposta , o indivíduo pisca os olhos , balança a cabeça , sorri , imita sons.

Estratégias :

Modos de comunicação alternativas , vai ser usada , exemplo: Adaptação de livros de histórias , letras maiúsculas ampliadas .Os livros são transcritos ou modificados com letras maiúsculas tamanho 28 ou adaptado em braile .

A construção de pranchas relacionadas com a história :

Os símbolos pictográficos : Picture Comunications (PCS) são elaborados com auxilio de software e Boarmake e podem ser impressos isoladamente em cartões ou organizados em pranchas de comunicação .

O objetivo principal dos símbolos é desenvolver a comunicação alternativa que possibilite o usuário acompanhar a história através dos símbolos , responder e fazer perguntas .

Computador : Pessoas que precisam de recursos especiais que necessitam de adaptações em seu próprio corpo .

Órteses : Colocadas nas mãos ou dedos que facilitam teclar.

Adaptações no seu próprio computador : Colméia de acrílico , teclados alternados , teclados sensível , mouse adaptado ou programas especiais.

São várias as pessoas que necessitam de comunicação alternativa .

São várias as patologias :Paralisia cerebral , perturbações cognitivas , surdos , cegos , desprazias , síndromes genéticas , avc , asfixia e etc .

Sistema SPC desenhos de figuras exemplo : café da manhã .

Sistema PIC sinais brancos fundo negro ,para quem tem dificuldades de visão.

Sistema BLISS símbolos feitos de formas geométricas exemplo : caixa + ouvir + olhar + eletricidade = televisão.

Signos gráficos : São usados para tecnologia de apoio para comunicação , tabela simples de indicar ,linguagem gestuais , signos gestuais usados pelos surdos.

Definição de sistema aumentativo e alternativo a comunicação SAAC.

São

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com