TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação E Expressão - Unidade 1 A 5 - Anhembi

Dissertações: Comunicação E Expressão - Unidade 1 A 5 - Anhembi. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  4.236 Palavras (17 Páginas)  •  744 Visualizações

Página 1 de 17

ATIVIDADE 1

Pergunta 1

Observe os quadros abaixo e leia o texto:

Ambos são produções do pintor belga Réné Magritte. O da esquerda foi pintado entre 1928 e 1929, se chama A traição das imagens e traz a inscrição Isto não é um cachimbo". O da direita data de 1966, se chama Os dois mistérios e nele está representado o quadro anterior. O filósofo Michel Foucault nomeou um de seus livros com a inscrição de Magritte. Assim, o livro de Foucault chamado Ceci n est pas une pipe, de 1968, analisa e comenta os quadros para refletir sobre o nosso velho hábito de linguagem que toma a imagem pela própria coisa" (FOUCAULT, M. Isto não é um cachimbo. Trad. Jorge Coli. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988, pag. 20).

Resposta Correta: d.

As produções de Magritte e Foucault procuram nos conscientizar sobre o caráter representativo dos signos que não constituem uma realidade, mas que nos dão uma visão de mundo, uma maneira de olhar para o mundo e de se relacionar com ele.

Pergunta 2

Leia atentamente o texto abaixo.

Ciência dos signos ajuda a traçar perfil do consumidor de alta renda - Claudia Facchini - Jornal Valor Econômico - CAD B - EMPRESAS - 25/8/2005 - São Paulo

Alguns homens são mais machistas e conservadores. Outros são mais flexíveis, têm a mente mais arejada, mas nem tanto assim. E há os liberais, para quem o sucesso feminino não traz angústia. Os primeiros adoram e são fiéis às mesmas marcas. O segundo tipo leva em conta o custo-benefício dos produtos. Os terceiros nem se lembram do que compraram ontem. Eles gostam da marca que esteja na moda, aquela que todo mundo está usando. Esses três tipos de homens receberam as chancelas de "homem órfão", "meta-homem" e "homem refil".

Eles foram identificados em uma pesquisa feita empresa de consultoria GS&MD, que buscou traçar o perfil dos consumidores masculinos da classe A, cuja renda familiar gira em média em torno de R$ 9 mil por mês. Este foi o primeiro levantamento de hábitos de consumo realizado no país com base em conceitos semióticos. A "ciência dos signos" saiu das salas de aula das universidades e está ganhando contornos de mercado. "A semiótica é o que há de mais novo em pesquisa de mercado", afirma Luiz Fernando Goes, sócio da GS&MD.

Resposta Correta: e.

um profissional não pode deixar de lado o estudo dos "signos", uma vez que suas futuras negociações podem se tornar mais produtivas ao passo em que ele se torna capaz de interpretar e criar tais elementos que representam a realidade.

Pergunta 3

Quando escrevemos um texto, temos um objetivo, uma intenção; de a-cordo com tal intenção privilegiamos esta ou aquela função da linguagem. No texto abaixo, qual é a função predominante?

Resposta Correta: e.

Poética, pois as imagens, cores, o texto escrito no pé sugerem ideias, como alegria, tropicalidade.

Pergunta 4

Analisando a publicidade abaixo, podemos afirmar que:

Resposta Correta: a.

o receptor é o motorista em geral, mais especificamente os caminhoneiros que estão nas estradas com mais frequência.

Pergunta 5

A Semiótica, a mais jovem ciência a despontar no horizonte das chamadas ciências humanas, tem por objeto de investigação todas as linguagens possíveis, ou seja, os modos de constituição de todo e qualquer fenômeno de produção de significação e de sentido. Embora ela se constitua num campo múltiplo de estudos e indagações que se intrometem nas mais diversas áreas, como a meteorologia, a culinária, a psicanálise e a administração, não significa que esteja sorrateiramente chegando para roubar o campo do saber e da investigação específica de outras ciências. Nos fenômenos, sejam eles quais forem a queda de um corpo ou uma teoria científica, uma expressão de medo ou uma reflexão sobre a empresa , a Semiótica busca divisar e deslindar seu ser de linguagem, isto é, sua ação de signo. Em vista disso, é possível afirmar que:

Resposta Correta: e.

um bom profissional não pode deixar de lado o estudo dos signos , uma vez que suas futuras negociações podem se tornar mais produtivas ao passo em que ele se torna capaz de interpretar e criar tais fenômenos que representam a realidade.

ATIVIDADE 2

Pergunta 1

Leia o texto.

É difícil ser faber e ludens ao mesmo tempo

Somos sempre faber e ludens, ainda que dificilmente ao mesmo tempo. Divertir-se trabalhando ou trabalhar divertindo-se é, em tese, o objetivo de todos, mas, na prática, uma exceção válida para muito poucos, em muito poucas circunstâncias... Algumas pessoas dizem que o trabalho é a sua principal diversão, mesmo quando dispõem de outras alternativas e as aproveitam. São alguns privilegiados como artistas, esportistas, artesãos profissionais e alguns executivos e empresários , pessoas que conseguem imprimir um ritmo pessoal de intensidade e tempo ao seu trabalho e condições próprias de execução. CAMARGO, Luiz Octávio de Lima. Educação para o lazer. São Paulo: Moderna, 1998. A locução "ainda que" garante a coesão textual, conferindo à oração uma ideia de:

Resposta Correta: e.

ressalva e pode ser substituído por embora

Pergunta 2

Texto é um tipo de combinação coerente de signos. Essa concepção amplia o conceito de mensagem, desassociando-a exclusivamente da palavra e relacionando-a com o contexto; fato que um profissional de negócios deve se ater. Por isso, observe o texto abaixo e selecione a resposta que melhor se relaciona com ele.

Resposta Correta: e.

Uma vez que os acidentes acontecem onde menos se espera, o texto criado deixa a mensagem mais real, pois, combinada com a realidade, estimula o condutor a tomar cuidado com o contexto.

Pergunta 3

Leia o texto:

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com