TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia - Unidade 1 - Anhembi

Monografias: Filosofia - Unidade 1 - Anhembi. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  914 Palavras (4 Páginas)  •  881 Visualizações

Página 1 de 4

De acordo com a unidade 1 podemos enquadrar o comentário do crítico de cinema Rubens Ewald Filho, para o Caderno 2 do Jornal O Estado de S.Paulo (19/02/2012): "Kevin Costner é, ao lado de Schwarzenegger, o sujeito mais antipático que eu já entrevistei. Tanto que ele está onde está (em baixa)" em qual categoria de falácia:

Resposta

Resposta Selecionada: a. abdução

Resposta Correta: c. falsa causa

Feedback da resposta:

A resposta correta é "falsa causa" que ocorre quando se toma como causa de um determinado efeito algo que na verdade não é sua causa, o que, na notícia, é facilmente perceptível porque o fato do ator Kevin Costner estar em baixa não, necessariamente, é devido ao fato de ser antipático.

Pergunta 2

0 em 0,2 pontos

Incorreta

Identifique, de acordo com a Lógica mencionada na unidade 1, como se enquadra a frase de Francis Hume: "É provável que o sol nasça amanhã porque assim sempre foi" :

Resposta

Resposta Selecionada: a. Dedução

Resposta Correta: b. Indução

Feedback da resposta: A alternativa correta é "Indução" porque parte da realidade,da semelhança de propriedades observadas nos objetos, ou da repetição de determinados eventos, construímos um novo conceito, que procura agora cobrir não apenas os objetos ou os eventos já observados, mas uma gama maior de eventos projetados, que se espera sigam as mesmas regras dos até então observados.

Pergunta 3

0 em 0,2 pontos

Incorreta

“Vários homens de negócios já diziam, na década de 1930, que os executivos de alto nível são pagos para serem filósofos, e que esses homens procuram descobrir a razão por que as instituições sobrevivem e prosperam, ou definham e declinam. Esses mesmos homens já me disseram inúmeras vezes, durante meus estudos, que o filósofo da instituição é o homem mais prático e também o mais necessário da organização”

Fonte: Marshall E. Dimock. Filosofia da administração. Trad. Diógenes Machado e Arnaldo Carneiro da Rocha Netto. R.Janeiro: Fundo de Cultura, 1967. p. 16-17, in Filosofia e Ética na Administração. João Mattar. S.Paulo: Saraiva, 2004.

De acordo com a frase e o material da unidade 1, Assinale a alternativa correta:

Resposta

Resposta Selecionada: b. A filosofia é uma ciência que auxilia o gerente contrabalançando o conhecimento teórico e o prático.

Resposta Correta: e. Os filósofos podem auxiliar no desempenho organizacional porque aprenderam o raciocínio crítico, racional, especulativo e lógico com observação e método científico e têm visão de conjunto.

Feedback da resposta: A alternativa correta é "Os filósofos podem auxiliar no desempenho organizacional porque aprenderam o raciocínio crítico, racional, especulativo e lógico com observação e método científico e têm visão de conjunto" porque o gerente necessita do campo da filosofia – raciocínio crítico, racional, especulativo e lógico, da observação e método científico para compreender a instituição e adaptar seu conhecimento ao meio organizacional. A filosofia pode orientar o executivo, mas não será a filosofia que demonstrará como colocar em prática o conhecimento especializado do gerente, porque não se atém a especialidades, mas a uma visão totalizante. A filosofia pensa a ciência, e utiliza para isso o método científico de utilização da razão como critério de verdade, de respostas conclusivas e universais que podem ser submetidas a uma análise crítica e de generalização das respostas obtidas.´

Pergunta 4

0,2 em 0,2 pontos

Correta

Quando perguntaram ao filósofo francês Michel de Montaigne para que serviria a filosofia, ele respondeu “Mais vale uma cabeça bem formada do que uma cabeça cheia”.

Assinale a alternativa correta:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com