TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação Integrada

Monografias: Comunicação Integrada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  831 Palavras (4 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 4

A comunicação é um fator decisivo para a imagem de uma empresa no mercado. É importante possuir uma estratégia global de comunicação eficaz e adaptada a realidade da empresa. Uma estratégia bem elaborada permitirá que todos os seus esforços de comunicação sejam coerentes, coesos e contínuos. É , em suma, o instrumento que permite transformar as orientações do planejamento de marketing em ações de comunicações concretas e eficazes.

A comunicação integrada assume cada vez mais uma intensidade global, nos compelindo a gerar e repassar informações de nível corporativo para os diversos públicos com quem a empresa se relaciona, a começar pela imprensa, passando pela comunidade, clientes, demais parceiros da cadeia produtiva e da própria organização empresarial, principalmente funcionários.

Assim como a opinião do público externo é importante para a organização a comunicação interna, a opinião do público interno tem grande influência nas opiniões e perspectivas do público externo, do consumidor em geral. Partindo desse princípio, as empresas cada vez mais têm investido no endomarketing como uma estratégia de Recursos Humanos, as necessidades do mercado, as estratégias que antes eram focadas nas vendas, voltaram-se para o cliente e serviços ofertados com excelência e o primeiro cliente a ser conquistado é o cliente interno.

As ações de Comunicação Integrada devem ser empregadas em todas as circunstâncias de comunicação e não somente nos casos de formação de imagem de marca, pois com o uso de uma só ferramenta de comunicação em mercado altamente competitivos e com excesso de informações, qualquer esforço isolado de comunicação pode ser diluído e ter ser efeito comprometido.

A comunicação externa é uma poderosa ferramenta para a empresa dialogar com a sociedade, dar satisfação de seus atos e conhecer expectativas. É um instrumento fundamental para construir e solidificar a imagem empresarial.

A comunicação interna tem um papel fundamental na criação da cultura colaborativa. Uma boa comunicação em uma empresa define objetivos claros, busca recursos humanos adequados às tarefas a serem executadas, empenha-se na motivação das pessoas, busca e compartilha as estratégias mais adequadas para atingir os fins visados e , ainda, avalia e divide resultados.

Nesse contexto surge o ENDOMARKETING um elemento de ligação entre o cliente, o produto e o empregado. A confiança do público, tanto interno como externo, é uma consequência direta do endomarketing.

A comunicação externa é aquela que fala com a sociedade de forma geral, e com seus agrupamentos e organizações de forma mais detalhada, é uma ferramenta utilizada para oferecer ao público subsídios e informações que contribuam para construir uma imagem positiva da organização, que obviamente precisa estar alicerçada na realidade, representada por bons produtos e serviços, preço justo, atendimento digno, e assim por diante.

Ela contribui para a eficácia organizacional e corporativa quando ajuda a conciliar os objetivos da empresa com as expectativas de seus públicos estratégicos. Entre outros objetivos a comunicação externa deve divulgar a missão da cooperativa, assegurando uma identidade técnica, respeito e o reconhecimento da sociedade; Criar oportunidades visando melhorar sua posição perante a opinião pública; Fortalecer nos públicos externos sentimentos de segurança da marca; Proporcionar maior visibilidade aos programas e atividades da cooperativa.

A comunicação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com