TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação Integrada

Pesquisas Acadêmicas: Comunicação Integrada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  1.053 Palavras (5 Páginas)  •  757 Visualizações

Página 1 de 5

1- O conceito de comunicação integrada não é tão novo como pode parecer. Foi formulado há cerca de dez anos pelo professor Don Schultz, em seu livro “O Novo Paradigma do Marketing” (Makron Books do Brasil, 1994). Desde então, com maior ou menor grau de profundidade, o discurso da comunicação integrada passou a fazer parte do repertório de muitas agências do mercado.

A partir de uma revisão da literatura observou-se que o conceito de comunicação integrada de marketing (CIM) está fundamentado em três premissas básicas, que seriam:

a) A unicidade da mensagem por meio de múltiplos canais de comunicação;

b) O trabalho conjunto de profissionais de comunicação;

c) O planejamento.

Atualmente, o marketing representa muito mais do que o desenvolvimento de um produto, a determinação do melhor preço e sua acessibilidade com o cliente. O mais importante é como será desenvolvida a comunicação da organização com seu cliente, sejam eles: atuais, potenciais, varejistas, fornecedores ou público em geral. (KOTLER, 1998).

Entende-se que, com o desenvolvimento das tecnologias de informação, surgiram outros meios de comunicação, que impulsionam mudanças em um ambiente altamente dinâmico, marcado pelo fenômeno da globalização. A partir desta nova realidade, algumas observações da aplicabilidade do conceito de comunicação integrada foram discutidas, agregando outras compreensões ao conceito:

• Multiplicidade de conteúdos; composição de fenômenos comunicativos;

• Equipes multidisciplinares com diferentes competências atuando em um mesmo projeto;

• Integração de informações organizacionais;

• Comunicação em tempo real e,

• Tecnologias de informação que permitem atividades organizacionais em ambientes virtuais.

A busca pela eficácia da comunicação, junto dos clientes, por meio da perspectiva da CIM, advém da necessidade de que as empresas transmitam uma mensagem coesa, independentemente da ferramenta de comunicação utilizada. O objetivo é gerar consistência na campanha de marketing, com chance de atingir os clientes certos, no momento e local certos, com as mensagens certas em um processo comunicacional eficiente. (SANDHUSEN, 1998).

De acordo com leituras cotidianas, observa-se que a comunicação integrada de marketing intensifica-se como sendo uma realidade, não podendo mais fazer uma separação entre a comunicação institucional e a comunicação mercadológica, como não se pode separar o produto ou serviço da organização. Portanto, a integração das atividades será possível pela ação conjunta de profissionais de várias áreas, em ações conjugadas, garantindo coerência da linguagem, racionalizando atividades e, ao mesmo tempo, respeitando as diferenças e especificidades de cada setor.

Kunsch (1986) explica que a Comunicação Integrada de Marketing é uma das quatro áreas integrantes do Composto de Marketing, o “P” de Promoção, e abrange o conjunto de ações integradas de comunicação e promoção, que tem como objetivos:

a) fixar o produto na mente do consumidor;

b) criar uma mensagem única, consistente, compreensível e crível sobre o produto;

c) construir uma imagem de marca diferenciada e sustentável na mente do consumidor;

d) oferecer informações e incentivos para o consumidor adquirir o produto ou serviço da empresa;

e) gerar atitude favorável dos diversos segmentos de público para as iniciativas da empresa.

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado

http://www.portaleducacao.com.br/administracao/artigos/21157/comunicacao-integrada-de-marketing-cim#ixzz2ScSUQ2h4

Questao 2:

2- As cinco principais características da Comunicação Integrada de Marketing

1. Iniciar com o cliente ou cliente potencial

Essa abordagem propõe que o processo de comunicação inicie de “dentro para fora”, usando as necessidades de informações do cliente como referência para todas das decisões de comunicação e marketing, determinando a melhor estratégia e mídia para atingir o cliente.

2. Usar qualquer forma de contato ou ponto de contato relevante

Este segundo elemento é uma extensão natural do primeiro e de sua ênfase em iniciar a partir do cliente, selecionando as ferramentas que são igualmente eficientes para todos os trabalhos, cabendo a escolha das ferramentas adequadas, levando em consideração o setor de atuação e aos objetivos da comunicação.

3. Falar com uma única voz

É inerente a prática da Comunicação Integrada de Marketing através de uma mensagem única, transmitindo-a de forma consistente e compatível com os vários canais de comunicação, a fim de obter uma imagem forte e unificada da marca, impulsionando os consumidores a ação.

4. Construir relações

Coloca a idéia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com