TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação Integrada

Monografias: Comunicação Integrada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2013  •  1.709 Palavras (7 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

Devido à constante inovação das tecnologias de informação e consequentemente o surgimento de novos meios de comunicação, concretiza-se a tendência das organizações adotarem o conceito de comunicação integrada. Em outras palavras podemos descrever que a comunicação integrada é composta de estratégias, planejamentos, meios de comunicações internos e externos para alcançar os objetivos da organização, seja ele de promover sua marca, produto, serviços, entre outros.

2 DESENVOLVIMENTO

A comunicação de uma organização pode ser, a depender do seu porte, bastante complexa, estabelecida em diversas modalidades e dimensões estratégicas.

É muito comum ouvir falar de organizações que fazem belíssimas propagandas, publicitando a sua modernidade e a importância que dá ao lado humano do seu sucesso, mas os funcionários estão insatisfeitos e divulgando no "boca-a-boca" uma realidade totalmente diferente do que diz a sua propaganda oficial. Essa dissonância entre as diferentes modalidades de comunicação, neste caso entre a institucional e a interna e administrativa, em geral, levam a organização, em médio e longo prazos, a extinção.

A comunicação integrada surge como um conceito que visa exatamente pensar estrategicamente a comunicação de uma organização de forma global, entendendo que o mais importante objetivo é o estabelecimento e a manutenção da qualidade da relação da organização com os seus mais diversos públicos de interesse. Para isso, busca a consonância e homogeneidade no discurso da organização nas diversas modalidades da comunicação, seja ela administrativa institucional, interna ou mercadológica.

A Comunicação Integrada pressupõe não apenas um diálogo produtivo, mas um planejamento conjunto. O processo de tomada de decisões, que deve incluir outras instâncias da empresa ou entidade que não as vinculadas especificamente à comunicação/marketing, deve ser compartilhado, ainda que haja um chefe, um superintendente ou diretor geral a que todos se reportam.

A comunicação Integrada de Marketing (CIM) abrange as seguintes formas de comunicação: propaganda, promoção de vendas, relações públicas, marketing direto e vendas pessoais.

Propaganda é um modo específico de se apresentar uma informação, com o objetivo de servir a uma agenda. Mesmo que a mensagem traga informação verdadeira, é possível que esta seja partidária, não apresentando um quadro completo e balanceado do objecto em questão. Seu uso primário advém de contexto político, referindo-se geralmente aos esforços patrocinados por governos e partidos políticos. Uma manipulação semelhante de informações é bem conhecida, a publicidade, mas normalmente não é chamada de propaganda, ao menos no sentido mencionado acima.

Promoção de Vendas refere-se ao conjunto de ferramentas usadas para desenvolver e acelerar a vendas de um produto ou de um serviço. Utilizadas desde as pequenas medias e grandes empresas a promoção de vendas tenta impulsionar a venda no momento em que o cliente tem contato com o produto, promoção de vendas consiste num conjunto diversificado de ferramentas de incentivo de curto prazo que visa estimular a compra ou venda de um produto ou serviço. Existem algumas ferramentas da promoção de vendas:

Amostras: São ofertas de uma quantiadade de produtos para o experimento do cliente, que busca a aprovação do produto sem o vinculo de compra.

Cupons: São certificados que garantem aos compradores vantagens em relação á compra ou a sorteios definidos pela loja.

Brindes e propagandas: são artigos uteis, com o nome do anunciante impresso neles, dado como presente aos consumidores.

Recompensas por preferencia: São algumas bonificações para os clientes que tem uma certa regularidade de compra ou de uso dos serviços da empresa, nesta modalidade selos de trocas também são levados em consideração por esta ferramenta.

Promoção no ponto de venda: É uma das formas mais comuns de promoção de venda, onde são trabalhados os displays, expositores e pontas de gondolas afim de atrair a atenção dos consumidores.

Relações Públicas designa a profissão e relações-públicas o profissional dessa atividade de comunicação. Relações Públicas ofertam uma variedade de funções a serem exercidas para as diversas organizações (sejam elas privadas, públicas ou do terceiro setor), sempre com vistas à manutenção do equilíbrio entre estas e os públicos com os quais interagem.

O objetivo do trabalho é o equilíbrio entre a identidade e a imagem de uma organização, focando a imagem institucional e trabalhando a relação com a opinião pública.

Marketing Direto é um sistema interativo de marketing que usa uma ou mais mídias de propaganda para obter uma resposta mensurável e/ou uma transação em qualquer localização.

Entre os principais meios utilizados para a construção de um marketing direto com qualidade, estão a inteligência de banco de dados, impressão, criação de URLs personalizadas e acompanhamento e análise de retorno de investimento em marketing, como também aplicações de tecnologias como realidade aumentada, QR Codes variáveis e personalizados, geotagging e desenvolvimento de mapas variáveis ponto a ponto.

O marketing direto é uma das mais emergentes ferramentas de marketing que surgiram com a nova economia, consistindo em contatos diretos que ocorrem individualmente entre a empresa e um cliente (ou grupo de clientes com necessidades idênticas). O Marketing Direto deve ser utilizado para conseguir uma relação personalizada com os clientes, de forma a conhecê-los o suficiente para poder oferecer a cada categoria os bens e serviços mais adequados. Esta ferramenta é fundamental na fidelização dos clientes, contribuindo para a maximização da receita média por cliente. As ações desenvolvidas neste âmbito visam a satisfação das necessidades do consumidor, constituindo a base para a criação de uma relação duradoura, na conquista da sua confiança e lealdade à marca. O Marketing Direto vem dar resposta a uma necessidade crescente das empresas em satisfazerem as necessidades de clientes cada vez mais informados e mais exigentes.

Tradicionalmente, utiliza-se a expressão "marketing direto" para atividades mais ligadas às ações de vendas ou captação. E a expressão "marketing relacional" para ações mais ligadas aos programas de relacionamento ou fidelização. Na realidade, todas estas expressões estão intrinsecamente ligadas ao marketing direto.

Os principais objetivos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com