TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito Da Empresa

Dissertações: Conceito Da Empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  217 Palavras (1 Páginas)  •  230 Visualizações

O conceito de empresa, de gestor e empresário

Empresa : É toda entidade constituída sobre qualquer forma jurídica para exploração de

Uma atividade econômica , seja mercantil , industrial , agrícola ou de prestação deserviços.

Gestor: Pessoa responsável por gerir ou administrar determinado local , empresa ou qualquer ramo de negócio que exija um cargo de direção secundária , ou seja é aquele que tem‘’poderes” para substituir o dono da empresa caso este precise ausentar-se .

Empresário: Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação debens e serviços . ( Não consiera-se empresário quem exerce profissão intelectual , de natureza científica , literária ou artística , ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores , salvo de oexercício da profissão constituir elemento de empresa ) .

As empresas também podem ser definidas de acordo com a respectiva titularidade do capital. Assim, mencionaremos as empresas privadas (cujo capital está nas mãos de particulares), as públicas (controladas pelo Estado), as mistas (o capital é partilhado por particulares e pelo Estado) e as empresas de autogestão (o capital é propriedade dos trabalhadores).

A gestão de empresas, no que lhe diz respeito, é uma ciência social que se dedica ao estudo da organização destas entidades, analisando a forma como são geridos os seus recursos, processos e os resultados das suas actividades.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com