TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito De Avaliação De ações E títulos

Artigo: Conceito De Avaliação De ações E títulos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  1.204 Palavras (5 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 5

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA e ORÇAMENTÁRIA

Etapa 1 – passo 1

QUESTÃO

Um investidor decide que a taxa de desconto a ser aplicada a uma ação e de 6%; outra ação com o dobro dos riscos terá uma taxa de desconto de 12%. Determinado o nível de risco, realizar os ajustes dos retornos futuros.

Ao ver do grupo o risco é baixo, pois se a taxa de desconto e de 6% e a outra ação de 12%, mais contem riscos, a empresa optando pela a taxa menor já é uma certeza futura, já se sabe qual o grau de retorno futuro. Já com a de 12% ele esta arriscando a obter um desconto maior, pois nós administradores não podemos ter medo de arriscar, mais sempre com os pés no chão , com um bom planejamento, tomando os devidos cuidados com o fluxo de caixa, ver sempre se a empresa tem flexibilidade, agilidade nas tomadas de decisão, pois uma boa comunicação torna se eficaz e todos esses fatores contribui para que não tenhamos medo de arriscar e assim sendo o retorno futuro será garantido.

Etapa 1 – passo 4

O papel do administrativo é totalmente ligado a tesouraria da empresa, cuidar efetivamente do dinheiro , preservar o retorno exigido pelos acionistas ou empresários, conforme o artigo Administração Financeira – autores Edison Kuster e Nilson Danny Nogacz.

Já o artigo de Renata Gama e Guimaro Moura e Osmar Francisco de Oliveira, menciona a preocupação com a importância de um planejamento financeiro, os quais as pequenas empresas não tem o hábito de fazê-lo, ainda alertam quanto a prevenção de necessidades ou excessos de caixa, otimizando uma gestão eficiente.

Renata e Osmar citam que a administração financeira empírica, poderá colocar em risco a sobrevivência da empresa, uma vez que não há como se detectar o que especificamente não está de acordo com o projetado, dificultando assim uma tomada de decisões.

A administração de caixa está ligada ao ciclo operacional da empresa : compras, produção, vendas e marketing, e demais atividades são complementares. Nas atividades de finanças são incluídas as funções de tesouraria, contabilidade, custos, impostos, planejamentos orçamentários, contas a receber e contas a pagar.

A falta da administração financeira adequada pode causar o seguintes problemas:

• Não ter informações corretas sobre o saldo do caixa, valor dos estoques das mercadorias, valor das contas a receber e das contas a pagar, volume das despesas fixas e financeiras;

• Não saber se a empresa esta tendo lucro ou prejuízo em suas atividades operacionais, porque não é elaborado o demonstrativo de resultado;

• Não calcular corretamente o preço de venda, porque não são conhecidos seus custos e despesas;

• Não conhecer o volume e a origem dos recebimentos, bem como o volume e o destino dos pagamentos, pois não é elaborado um fluxo de caixa ou um controle de movimento diário,

• Não fazer o Balanço Patrimonial para saber o valor da empresa;

• Não saber quanto os sócios retiram de pró-labore, pois não são estabelecidos um valor fixo;

• Não saber administrar o capital de giro da empresa pois seu ciclo financeiro não é conhecido;

• Não fazer analise de planejamento financeiro, pois não existe um sistema de informações gerenciais.

Administração de Caixa

Uma tarefa de suma importância para a empresa, a maioria dos fracassos empresariais se dão por falta de habilidade gerencial de seus administradores. Os empresários/empreendedores iniciam as atividades das empresas e se esquecem da função financeira da empresa, dedicam-se a maior parte do tempo somente para a função técnica, preocupando-se somente com a demanda, esquecendo de uma boa administração financeira.

É essencial que o profissional administrador tenha plenos conhecimentos nos procedimentos financeiros e contábeis.

O demonstrativo do fluxo de caixa é o instrumento que permite ao administrador acompanhar a evolução do equilíbrio ou desequilíbrio, entrada e saída de dinheiro, assegurando tomadas de decisões.

O departamentos da empresa independente do porte, deverão seu unidos, para que o administrativo financeiro consiga obter sucesso, contando com a previsão de vendas, as condições das vendas, gastos de produção. Todos envolvidos deverão proceder de forma a conter despesas excessivas.

Montagem do Fluxo de Caixa

Instrumento de ajuda na tomada de decisões, por parte do administrativo financeiro.

QUADRO 1 – INFORMAÇÕES RELATIVAS A COMPRAS E VENDAS PROJETADAS (EM R$)

MÊS COMPRAS VENDAS

Fevereiro 51.000,00 158.000,00

Março 55.000,00 162.680,00

Abril 69.100,00 160.384,00

Maio 126.100,00 230.670,00

Junho 122.500,00 282.250,00

Julho 124.000,00 277.020,00

Agosto 135.000,00 298.760,00

Setembro 136.000,00 319.000,00

Outubro 154.700,00 353.485,00

Nota: O presente exemplo é caráter demonstrativo da confecção do fluxo de caixa.

INFORMAÇÕES RELATIVAS AOS CUSTOS FIXOS

DESPESAS DE/COM VALOR R$ OBSERVAÇÕES

Marketing 5.000,00 Acréscimo mensal de 10%

Aluguel 3.800,00 Por mês

Combustível 2.000,00 Acréscimo mensal de 5%

Administrativas 10% Relativas a vendas do mês anterior

Comissões 4.000,00 Por mês

Investimentos 30.000,00 nos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com