TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito De Beyond Budgeting

Trabalho Escolar: Conceito De Beyond Budgeting. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  700 Palavras (3 Páginas)  •  685 Visualizações

Página 1 de 3

Beyond Budgeting

A gestão baseada em orçamentos iniciou-se com a revolução industrial, quando as indústria trabalhavam visando primeiramente produzir bens em grande quantidade para posteriormente vende-los. Atualmente, o modelo de produção ocorre sob demanda e num mercado de grande concorrência e de mudanças rápidas, o que criou a necessidade de criação de um novo modelo de gestão mais rápido, flexível e adaptável às mudamças, o Beyond Budgeting, será analizado no presente trabalho com uma alternativa de modelo de gestão financeira.

O conceito de Beyond Budgeting nasceu na prática, como respota de diversas empresas à melhoria dos tradicionais conceitos orçamentários, através do Beyond Budgeting Round Table (BBRT), fundado em 1998, parte do Consortium for Advanced Manufacturing – International (CAM – I), que estuda a realidade em empresas e proprõe conceitos de melhoria. Hoje conta com mais de 60 empresas associadas.

Jeremu Hope e Robin Frase, através de seus trabalhos com o CAM-I estão liderando um “chamado” ao abandono do orçamento. Eles argumentam que o tradicional processo orçamentário é uma barreira à mudança. Eles afirmam que as fontes de fluxo futuro de caixa de uma organização são o seu capital intelectual e sua gerência. Assim o papel da gerência senior deve maximizar o capital intelectual da organização ao invés de buscar minimizar o seu custo. Além disso, eles argumentam que é quase impossível para as organizações atingirem seus objetivos como velocidade, foco no cliente, inocação e integração se o tradiacional processo de planejamento e orçamento continuar em uso.

O modelo Beyond Budgeting foi desenvolvido para superar as tradicionais barreiras e criar uma organização adaptável e flexível que dá aos gerentes resposabilidade e liberdade para que pensem diferentemente, tomem decisões rápidas e desenvolvam projetos inovadores em colaboração com os colegas, em equipes multifuncionais tanto dentro da empresa como fora dela.

Em essência, este novo modelo é primeiramente “baseado em comportamento”, em oposição ao modelo “orientado pelos números” que a maioria das empresas atualmente utiliza. A validação das idéias deste modelo vem de estudos de casos das principais organizações que completamente ou parcialente abandonaram o tradicional processo de planejamento e orçamento. A abordagem do modelo está baseada em 12 princípios:

• Governança – Identifica claramente os valores organizacionais e fronteiras que fornecem a base para a ação, a declaração de missão e planos. Fornece também aos gerentes da linha de frente, a liberdade de que eles necessitam para a tomada rápida de decisão.

• Responsabilidade pelo desempenho – Recruta e desenvolve as pessoas certas que devem ter em mente servir aos clientes e ter responsabilidade em atingir resultados competitivos.

• Delegação / Empowerment – Delegar autoriadade e responsabilidade aos gerentes da linha de frente. Dar liberdade e poder de tomar decisão.

• Estrutura – Basear a nota organização em uma rede de unidades interdependentes e processos, com comunicação rápida para cima, para baixo e através dos negócios.

• Coordenação – Coordenar interações por toda empresa através de desenho de processos e sistemas ágeis de informação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com