TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito De Liderança

Trabalho Escolar: Conceito De Liderança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  557 Visualizações

Página 1 de 2

O Conceito de Liderança

Os desafios atuais das organizações exigem diferenciar o líder do chefe, que é aquela pessoa encarregada por uma tarefa dentro da organização e que, para tal, comanda um grupo de pessoas, tendo autoridade de mandar e exigir obediência.

Para as empresas e gestores atuais, são necessárias não só as competências do chefe, mas principalmente as do líder. Podemos dizer que Liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização.

FIORELLI (2004) define, liderança como sendo “a capacidade de exercer influência sobre as pessoas”. Para ele existe um forte componente emocional no exercício da liderança e a mesma instala-se pela emoção. Ele afirma ainda que líderes são pessoas significativas para os liderados.

É preciso distinguir liderança de líder, muito embora esses dois conceitos geralmente sejam confundidos. A liderança é a capacidade de envolver e influenciar pessoas, podendo ser nata ou desenvolvida. O líder é aquele que está no comando, mas que não necessariamente possuirá liderança.

Segundo SPECTOR (2003), só porque alguém está no comando isso não quer dizer que as pessoas irão ouvi-lo ou fazerem o que esse alguém diz.

O líder além de ser capaz de influenciar é dotado de habilidades de comunicação, empatia e senso de justiça. Um líder deve servir de exemplo e acima de tudo ser ético.

Existem vários estilos de liderança e cada um deles tem seus pontos positivos e negativos, mas a personalidade de quem dirige interfere e muito na maneira de liderar. Os principais tipos de liderança são:

 Democrático;

 Autocrático;

 Liberal;

 Carismático.

Mas há também o que vem sendo discutido como tendência do futuro, o Servidor, que traz uma nova forma de liderar as pessoas, tornando-as parte importante dos processos os quais estejam inseridas.

Veremos a seguir algumas das características dos principais estilos de liderança para finalmente chegarmos ao estilo servidor, sua origem, forma de atuação e perspectivas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com