TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito De Negociação

Tese: Conceito De Negociação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  Tese  •  848 Palavras (4 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Neste trabalho vamos apresentar os conceitos básicos de negociação, ou melhor dizendo, a habilidade que é competência fundamental às pessoas que ocupam cargos administrativos, sejam elas diretoras ou supervisoras, trabalhando na área comercial ou na área de marketing. Várias são as necessidades, os problemas, as expectativas e as oportunidades que envolvem negociar. Comprar e vender, negociar serviços, contratar, despedir, resolver uma pendência, negociar ou renegociar contratos, conduzir e fechar negócios, abrir novos clientes, resgatar clientes inativos, administrar conflitos e disputas de poder, são situações que demandam ações eficazes dos negociadores. Negociação é o processo de buscar aceitação de idéias, propósitos ou interesses visando o melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem as negociações conscientes de que foram ouvidas, tiveram oportunidade de apresentar toda a sua argumentação e que o produto final seja maior do que a soma das contribuições individuais.

CONCEITO DE NEGOCIAÇÃO

A negociação é a soma do conjunto de fatores, tais como: poder, que exerce influencia tanto pessoal quanto circunstancial no processo; tempo, que é fator decisivo, pois este deve ser bem utilizado e distribuído, de modo que favoreça ambas as partes; e a informação, que se trata da base do processo. Sem informação não existe processo. Quanto maior o grau de informação maior é o poder do negociador, pois assim pode explorar todas as possibilidades existentes. Estas são variáveis básicas que juntamente com a comunicação, a busca pelas decisões conjuntas, a durabilidade das relações e a solução de conflitos geram a negociação é vista como um tipo de sistema de transformação de entradas, que e seriam os estímulos, e a saídas, que seriam as respostas. Que também é denominada abordagem causal e ou visão sistêmica como processo. As decisões que são derivadas das negociações são diretamente ligadas ao bem estar das pessoas, e é óbvio que isto é real também para a conclusão das negociações das quais estas pessoas fazem parte.

No processo de interação humana, são expressos comportamentos verbais e não verbais, que envolvem todo um conjunto de sentimentos, pensamentos, atitudes, expressões gestuais e faciais, o que torna Nossa comunicação complexa. O ato de comunicar nos traz dados de transmissão de ideias, expectativas, objetivos, resultados, e isso deverá ser bem cuidado, ou do contrário, não conseguiremos transmitir o que desejamos. Entretanto, não basta apenas falar, ouvir é fundamental, tanto para quem emite a mensagem quanto para quem escuta. Do nascimento até a morte, nossa vida é um permanente exercício de sociabilidade, um contínuo processo de interação com o outro, que traduz a essência da existência humana através do cotidiano, da participação, do diálogo e da comunicação; fazendo do homem um ser de relações.

Os grandes negociadores do mundo souberam usar estas técnicas a favor de si mesmos, de suas empresas e seus países, visando o crescimento e aperfeiçoamento, juntamente com a satisfação de ambas as partes envolvidas em toda ou qualquer negociação.

De forma geral, sempre é tempo de começar a aprender a negociar e se não começou ainda, é melhor começar a correr, pois se não vai ficar para trás, ao fim de uma negociação de que não viu que aconteceu. Quando nos preparamos para uma negociação, é normal acreditarmos que os interesses das pessoas com quem vamos negociar são os mesmos que os nossos. Isso faz com que façamos uma preparação defensiva, com poucas alternativas. Por isso é importante tentar se antecipar aos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com