TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito De Organizações

Casos: Conceito De Organizações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  1.982 Palavras (8 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

1 CONCEITO DE ORGANIZAÇÕES 4

2 AS EMPRESAS COMO ORGANIZAÇÕES SOCIAIS 4

3 ORGANIZAÇÕES FORMAIS 5

4 ORGANIZAÇÕES INFORMAIS 5

5 OS OBJETIVOS DAS EMPRESAS 6

7 AS PARTES DA EMPRESA - NÍVEIS ORGANIZACIONAIS 8

CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11

INTRODUÇÃO

As empresas são imprescindíveis para o crescimento de nossa sociedade, sem elas a política, a economia, enfim a própria população tem seu desenvolvimento comprometido. As empresas são vistas como organizações sociais exatamente por isso, pois todos necessitam delas, sejam para o aprimoramento do ser individual, do coletivo, para atender as necessidades de estar com os outros de acordo com a pirâmide de necessidades de MASLOW, para trocar experiências, para movimentar o capital do país, para melhorar a qualidade de vida de todos, trazendo mais conforto entre outros inúmeros motivos.

Analisando o ambiente empresarial, identifica-se que são várias as partes que compõe a empresa e faz com que ela funcione vivendo assim, em constante transformação. Mas de que forma a empresa muda constantemente e continua beneficiando a sociedade?

Desse modo pretendem-se demonstrar como a empresa é composta, assim como seus objetivos, recursos e seus níveis de organizacionais e mostra-se que embora as empresas estejam em um ambiente de constantes mudanças, a estrutura devem ser bem definida, seus recursos o suficiente, seus objetivos claros para assim surtir efeitos positivos para toda sociedade.

1 CONCEITO DE ORGANIZAÇÕES

As organizações são unidades sociais intencionalmente construídas com fim de atingir objetivos específicos, isso significa que as organizações são propositadas, planejadamente construídas e elaboradas para atingir determinados objetivos. Uma organização nunca constitui uma unidade pronta e acabada, mas um organismo social vivo e sujeito a contínuas mudanças.

Para que exista uma organização, não basta que um conjunto de pessoas atue para atingir um objetivo comum, é necessário também que essas pessoas se organizem, ou seja, que desenvolvam as suas atividades de forma coordenada e controlada para atingir determinados resultados. Esta coordenação e controle são geralmente feitos por um líder, mas encontram-se muitas vezes, organizações em que estas tarefas são efetuadas por todos os membros através, por exemplo, de um órgão colegial.

Naturalmente todas as organizações devem determinar não apenas os seus objetivos, mas também definir as medidas e formas de atuação e de alocação de recursos que se pensam mais adequados para atingir seus objetivos.

2 AS EMPRESAS COMO ORGANIZAÇÕES SOCIAIS

A nossa sociedade moderna e industrializada se caracteriza por ser uma sociedade composta por organizações. Nós passamos a maior parte do nosso tempo dentro de organizações, pois dependemos delas para nascer, aprender, trabalhar, ganhar nosso salário, curar doenças, etc. As organizações hoje são o meio mais eficiente para satisfazer as necessidades humanas, isso explica a grande variedade e densidade de organizações em nossos dias. Existem três razões fundamentais que explicam a existência das organizações:

I. Razões sociais: As pessoas sentem necessidade de estarem com outras pessoas, de ficarem juntas com outras, então formam organizações para suprir essas necessidades.

II. Razões materiais: É onde as pessoas se organizam para alcançar três objetivos que não conseguiriam sozinhas:

• Aumento de habilidades, pois as organizações tornam possível a integração e ampliação das habilidades de várias pessoas. Através das organizações as pessoas conseguem fazer algo mais rápido e melhor do que se estivessem fazendo sozinhas, pois, “A união faz a força”.

• Compreensão de tempo onde organizações nos ensinam a comprimir o tempo, fazer as coisas com mais rapidez, assim ganhando mais tempo, que são importantes para os negócios da empresa.

• Acumulação de conhecimento, nas organizações é possível a transferência de experiência e conhecimento de um membro a outro o que faz com que o conhecimento seja produzido, reunido, organizado, acumulado, disseminado e devidamente aplicado por seus membros.

III. Efeito sinergético: As organizações apresentam um efeito multiplicador. Por exemplo, quando os membros das organizações se unem e interage entre si, o resultado alcançado não é só o esperado, é mais que o esperado. A sinergia que é o mesmo que trabalho em conjunto, faz com que os resultados sejam maiores e tragam maiores lucros para a organização.

3 ORGANIZAÇÕES FORMAIS

Dá-se o nome de organizações formais as organizações caracterizadas por regras e regulamentos. Com a organização formal procura-se tirar vantagens da especialização de atividades, facilitarem o processo de tomada de decisão e assegurar o cumprimento e a execução dessas decisões pelos indivíduos participantes. As organizações formais são altamente burocratizadas.

4 ORGANIZAÇÕES INFORMAIS

A organização informal designa o conjunto de relações ou interações que surgem espontaneamente entre os seus membros e que não são previstas ou formalizadas pela organização formal. Alguns exemplos são os grupos das cartas, da caça ou da pesca ou ainda o grupo que normalmente almoça junto e cujos membros se relacionam entre si informalmente qualquer que seja a sua posição hierárquica no interior da organização.

A própria organização formal tem uma forte influência quer quantitativa, quer qualitativa sobre a organização informal, daí que a estrutura organizacional, assim como as regras, políticas e procedimentos devem ser definidos de forma a facilitar e incentivar as relações informais e assim proporcionarem um melhor ambiente de trabalho e uma maior motivação dos trabalhadores.

5 OS OBJETIVOS DAS EMPRESAS

Toda empresa tem como uma necessidade ter objetivos e metas a serem alcançados. A partir do momento em que algum objetivo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com