TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito De Orçamento

Casos: Conceito De Orçamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  678 Palavras (3 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 3

2.1 O CONCEITO DE ORÇAMENTO

É um projeto em detalhe dos resultados de um programa oficial de operações, com base em uma eficiência razoável. Embora o âmbito de “eficiência razoável” é indeterminado e depende da interpretação da diretiva política, deve-se afirmar que um projeto não deve ser confundido com um orçamento, enquanto não tenha prevista a correção de determinadas situações para obter a economia e redução de custos excessiva.

Geralmente ligados à área de finanças e economia. O orçamento é, neste sentido, a quantidade de dinheiro estimada necessária para atender a certas despesas, sejam estas despesas de uma empresa, organização, família, etc.

Por exemplo, uma renda familiar estimada nas despesas a qual conclui que tem um orçamento de US$ 1.000 por mês. Isto significa que os custos mensais não poderão exceder essa quantia, caso contrário, a família vai incorrer em dívidas. Desenvolver um orçamento ajuda nestes casos, para atingir as metas de poupança e para controlar o desenvolvimento da economia familiar e logicamente no caso empresarial.Conceito de orçamento diz respeito, de um modo geral, à área das finanças e da economia. O orçamento é, nesse sentido, a quantia de dinheiro que se estima que será necessária para fazer frente a determinadas despesas.

Por exemplo: um agregado familiar calcula os seus rendimentos e gastos e conclui que dispõe de um orçamento de 1.000 euros mensais. Ou seja, os gastos mensais desta família não podem exceder esse valor. Caso contrário, corre o risco de se endividar. Definir e, acima de tudo, gerir um orçamento ajuda a alcançar metas de poupança e a evitar endividamentos indesejados.

Outro exemplo de orçamento surge no caso das viagens, quando os turistas viajam com x quantia de dinheiro, sabendo que este terá de chegar para satisfazer as suas necessidades durante toda a sua estadia. Se o viajante tiver um orçamento de 500 euros para umas férias de quatro dias e que, logo no segundo dia, já tiver gasto 400 euros, ao fazer contas ao dinheiro, irá constatar que terá de cortar nos gastos para não ficar sem dinheiro.

2.2 ORÇAMENTO GERAL

Orçamento é o ato de planejar uma estratégia ligada à área financeira da empresa, visando o comprometimento das demais áreas para que o plano seja alcançado e não uma simples meta a ser atingida.

Orçamento é diretamente ligado ao plano estratégico, ele em uma amplitude menor deixa transparecer possíveis erros futuros, podendo assim dizer que se o plano estratégico foi feito de forma correta o orçamento empresarial tem grande chance de dar certo. A forma de introdução do plano pode ser de baixo para cima, porem a forma mais utilizada é a de cima para baixo (top-down), principalmente pela questão de tempo envolvido, pois deve se revisar, considerar margens de erro e a amplitude dos mesmos em cada setor envolvido.

O principal beneficio trazido com a implementação do orçamento empresarial é uma maior segurança na tomada de decisões, pois ele antecede as ações a serem executadas dentro de cenários e condições preestabelecidos, estima os recursos a serem utilizados e atribui as responsabilidades para atingir os objetivos fixados.

Um conjunto de planos e politicas, que formalmente estabelecidos e expressos em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com