TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito De Patrimônio

Monografias: Conceito De Patrimônio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2013  •  267 Palavras (2 Páginas)  •  704 Visualizações

Página 1 de 2

a) Conceito de patrimônio

O termo patrimônio significa, o conjunto de bens que pertence a uma empresa ou a uma pessoa. Compôe- se também de valores a receber que são os direitos. E também é importante evidenciar as obrigações que são as dívidas.

Os bens: são coisas úteis, capaz de satisfazer as necessidades das pessoas e das empresas. Se elas possui forma física, ou seja palpáveis, denominam- se bens tangíveis: veículos, dinheiro, móveis etc.

Os matérias incórporeos, isto é, não constituídos de matérias, denominam-se bens intangíveis. Normalmente são as marcas: ( Casas Bahia, Lojas Americanas) e as patentes de invenção.

Direitos: entende –se por direitos a receber, o poder de exigir alguma coisa. São os valores a receber, títulos a receber, contas a receber.

Obrigações: são dívidas que a pessoa ou a empresa tem a pagar a outras pessoas. Podemos denomina-las também de obrigação exigíveis. As obrigações normalmente têm prazo de vencimento determinado , como exemplos podemos usar as dívidas com fornecedores, os salários a pagar, a energia elétrica etc.

Patrimônio líquido: é o grupo de contas que representa a riqueza líquida de uma entidade. E necessário conhecer a riqueza líquida de uma pessoa ou empresa: somam-se os bens e os direitos, e subtraem- se as obrigações e o resultado é o patrimônio líquido. Que é representada pela equação: PL= bens + direitos- obrigações.

b) Representar três autores

Para Hendriksen `` a contabilidade é um processo de comunicação de informação econômica para propósitos de tomadas de decisão.

D´Áuria, representante da escola italiana enfatiza a contabilidade como ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registros relativos aos atos e fatos da administração econômica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com