TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito De Sociologia Educacional.

Artigo: Conceito De Sociologia Educacional.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  579 Palavras (3 Páginas)  •  663 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo

- Conceito de sociologia educacional.

A educação é um processo social, através do qual a sociedade sistematiza a transmissão de sua herança cultural a sociologia educacional, estuda a sociedade do ângulo do seus processos educativos, cabe a essa disciplina analisar ampla e profundamente o quadro em que se processa a vida dos agrupamentos humanos e compreender a partir de uma visão global, desvendando sucessivos véus que cobrem a realidade em toda a sua objetividade até que ponto as necessidades sociais básicas estão ou não sendo atendidas com eficácia.

Todos os grupos ou categorias profissionais que atuam de algum modo na sociedade estão obrigados a conhecer nas condições de vida moderno os princípios básicos da sociologia educacional, portanto é preciso que estejamos em condições de estudo da mesma. Através do processo educativo que se concretiza a resposta ao desafio da sociedade industrial e que se torna possível manter o equilíbrio entre as necessidades cada vez mais urgente de especialização profissional.

A educação como processo social

O homem ao nascer se distinguir por sua extrema fragilidade e pela sua absoluta dependência em relação ao meio em que vive como também pelo tempo prolongado de seu caráter não é um mero dado biográfico mas uma conquista histórica que se repete a cada dia aprendendo a viver. Distinto do que ocorre com os animais que ao nascer, já trazem embriões todas as reações que as capacitam a sobreviver.

A socialização sempre envolve um processo educativo, e todo processo educativo é um ato de socialização . O indivíduo em sociedade representa vários papeis sociais, assim como aprende com os fenômenos educacionais aos quais esta inserido.

No processo de socialização um educa o outro a como se comportar. Nenhuma sociedade poderia sobreviver muito tempo se os membros mais novos não fossem socializados, pois para ocupar certas posições as pessoas devem adquirir certos conhecimentos.

INSTITUTO DE FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO TEOLÓGICA

IFETE

Título

Conceito de sociologia educacional e a

educação como processo social.

Autor

Trabalho de conclusão da disciplina

de fundamentos básicos da sociologia

como requisito para obtenção da

nota final sob orientação do professor Ricardo Carvalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com