TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito Midia

Casos: Conceito Midia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2014  •  9.468 Palavras (38 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 38

Explorando o conceito de interatividade: definições e taxonomias

Alex Fernando Teixeira Primo

Márcio Borges Fortes Cassol

Resumo: O conceito "interatividade" tem sido usado de forma bastante difusa e elástica na investigação da interação em ambientes informáticos. Este trabalho pretende apresentar e discutir alguns estudos e taxonomias disponíveis sobre o tema. Além disso, a partir de teorias da comunicação e da perspectiva interacionista da cognição humana sugere-se uma nova classificação para os tipos de interação mediada por computador.

Palavras-Chave: interatividade - interação mediada por computador - taxonomias

Abstract: The concept of "interactivity" has been used in a very loose fashion in the investigation of interaction in computerized environments. This paper intends to present and discuss some available studies and taxonomies on the subject. Further, based on communication theories and the interactionist perspective of human cognition a new classification of computer mediated interaction types is suggested.

Key-words: interactivity - computer mediated interaction - taxonomies

Introdução

O conceito "interatividade" é de fundamental importância para o estudo da comunicação mediada por computador, da educação à distância, da engenharia de software e de todas as áreas que lidam com a interação homem-máquina e homem-homem via computador. Porém, tal conceito tem recebido as mais diversas definições, onde muitas delas têm, na verdade, mais confundido e prejudicado a pesquisa e o desenvolvimento de interfaces e criação de cursos mediados por computador.

A própria pesquisa sobre o tema na Internet encontra resultados tão amplos e variados que se torna quase impossível avaliar todas as informações relativas ao tema. Para se ter uma idéia, em 13 de maio de 1999 utilizou-se o mecanismo de busca AltaVista em busca das palavras-chaves interatividade, interativo, interação homem-computador e interação. A seguir, reproduz-se a quantidade de informações eletrônicas encontradas: interactivity, 186300; interactive, 26.767.916; human computer interaction, 26.744; interaction, 1.113.830. É preciso ainda salientar que grande parte do uso dessas expressões não se referia especificamente à discussão do tema. Existe um número realmente grande de sites que usam palavras como interativo e interatividade apenas como título da página. Por exemplo, "site interativo sobre esportes", "quarto interativo de Fulano". Isso apenas serve para mostrar como o conceito da interatividade tem sido bastante vulgarizado e ficado cada vez mais difuso.

Tem-se entendido, tanto no entendimento leigo quanto em muitos círculos técnico-científicos, que havendo ícones clicáveis e textos quebrados em partes e ligados por palavras-âncora ou imagens (hyperlinks) o produto constitui exemplo definitivo de interatividade. Mas cabe perguntar se interfaces que constringem a participação do interagente a "apontar-clicar", programas de TV onde os espectadores podem votar em certas respostas (1 ou 2, sim ou não), cinemas que balançam as cadeiras e videogames que respondem à ação de um joystick são os exemplares cabais e definitivos do que seja interatividade. Será apenas isso? Para alguns autores são exemplos de reatividade (Machado, 1990), pois ao espectador (passivo) não resta nada a não ser reagir aos estímulos a partir das respostas que a ele são permitidas (as respostas "3" ou "talvez" não seriam aceitas naqueles exemplos).

Logo de início quer-se demonstrar aqui a compreensão de que interação mediada pode ser muito mais que isso. Não que esses exemplos há pouco relatados não sejam exemplos de interatividade. Com certeza são tipos de interação. Mas o que aqui quer se propor é que a tecnologia disponível hoje permite a implementação de ambientes de intensa interação, longe da pré-determinação estrita, onde os interagentes podem agir criativamente entre eles. Onde a comunicação possa ter lugar, sem que cada agente fique preso à relação ação-reação ou adequar-se a inputs determinados que geram sempre e necessariamente os mesmos outputs.

A proposta deste artigo é fazer uma varredura no conceito da interação. Ainda que este não seja o lugar nem este o momento para a proposta de metodologias de criação e manutenção de ambientes interativos mediados por computador, entende-se que eles só podem ter eficiência se por trás de sua implementação haja um profundo conhecimento da comunicação humana. Pouco adiantam os sofisticados recursos informáticos, a complexidade envolvida nas linhas de programação e a estética das interfaces se o aluno de um curso on-line, por exemplo, se sente preso e com sérias dificuldades de interagir, tirar dúvidas, etc. Portanto, pretende-se apresentar como a questão da interatividade é definida em diferentes áreas do conhecimento, por diferentes autores e também quer-se discutir algumas taxonomias que visam facilitar a compreensão do processo interativo.

2. A interação em outras disciplinas

A questão da interatividade parece hoje ligada inexoravelmente à informática. Em verdade, para muitos é entendida como um fenômeno cujo estudo inicia com a evolução dos computadores e suas interfaces. Mas, da mesma forma que o conceito "multimídia", a questão já vinha merecendo estudos aprofundados em diversas áreas do conhecimento.

Há muito tempo que as artes utilizavam o termo "multimídia" para referir-se ao uso simultâneo de diversos meios de comunicação. Por exemplo, uma performance artística que apresentasse dança, associada à declamação de poesias, projeção de slides e vídeo ritmados ao som da música já era considerada uma apresentação multimídia. Contudo, hoje a palavra "multimídia" é associada diretamente ao computador, quer seja o kit composto por placa de som, caixas acústicas e driver de CD-ROM, quer uma interface que apresente som, vídeo, texto, ilustrações e fotos. Isto é, parece que o termo teve sua significação restringida.

Algo semelhante pode estar acontecendo com o uso do vocábulo "interatividade". Pelo menos, entre aqueles que usam ou estudam as interfaces informáticas. O que se pretende agora, é apresentar a amplitude do conceito de interatividade. Para tanto, far-se-á um vôo panorâmico, ainda que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63.9 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com