TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito Patrimonio

Trabalho Universitário: Conceito Patrimonio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  803 Visualizações

Página 1 de 3

Contexto Empresarial

2.1 Conceitos de Funções Administrativas.

2.1.1 Teórico que desenvolveu

Henry Fayol é um dos principais contribuintes para o desenvolvimento do conhecimento administrativo moderno.

Uma das contribuições de teoria criada e divulgada por ele foi o desenvolvimento da abordagem conhecida como Gestão Administrativa ou processo Administrativo. Outra contribuição da teoria de Fayol é a identificação das principais funções da Humanidade que são:

Planejar – é o que define aonde toda e qualquer organização quer chegar e como fazê-lo da melhor forma. Apesar de claro este conceito é muito visado pelas organizações e nem sempre alcança seu melhor desempenho.

Organizar – é saber seguir o planejamento corretamente atribuindo tarefas e certamente agrupando estas tarefas em departamentos específicos.

Coordenar – cria-se uma cultura compartilhada e também os valores, comunicar metas aos funcionários por toda organização e infundir nestes funcionários o desejo de desempenhar o nível mais alto.

Controle – envolve o monitoramento das tarefas de maneira a manter a organização no caminho proposto e em direção as metas estabelecidas.

Todas as funções não devem ser tratadas de maneira isolada e sim como um conjunto de ações que devem ser cuidadas ao mesmo tempo de maneira a retroalimentar o bem estar da organização.

2.1.2 Principais mudanças ao longo do tempo

As organizações estão passando por mudanças a cada dia que passa. Seja introduzindo novas e diferentes tecnologias, seja modificando seus produtos ou serviços, seja alterando o comportamento das pessoas, seja mudando seus processos internos, as organizações estão gradualmente alterando suas estruturas.

Segundo Chiavenato, as sequências das funções administrativas formam um ciclo administrativo, e na medida em que se repete tal ciclo ocorrem correções e ajustamentos por meio de retroação.

Com o advento da informática , fruto da Era da Informação(1990) os processos gerenciais (neles inclusos as funções anteriormente citadas), passaram por mudanças drásticas, transformações que alteraram profundamente a forma se gerenciar empresas, sejam elas públicas ou privadas.

Sua característica principal foram as mudanças que se tornaram rápidas, imprevistas e inesperadas.

Segundo Drucker, na Era da Informação, a tecnologia trouxe desdobramentos completamente imprevistos e transformou o mundo em uma aldeia global.

2.2 Conceito de Patrimônio

O termo Patrimônio significa, a princípio, o conjunto de Bens pertencentes a uma pessoa ou empresa.

Em Contabilidade a palavra Patrimônio tem sentido amplo: de um lado temos o conjunto de Bens e Direitos de uma pessoa ou empresa e de outro lado as Obrigações a serem pagas.

Entende-se por Bens as coisas úteis, capazes de satisfazer ás necessidades humanas. Se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com