TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito de gestão

Resenha: Conceito de gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  Resenha  •  644 Palavras (3 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 3

Conceito de Gestão

Embora não seja possível encontrar uma definição universalmente aceita para o conceito de gestão.

Mas por outro lado, o conceito de gestão vem se evoluindo muito ao longo destes anos ou porque não dizer destes últimos séculos.

E como a evolução deste termo vem crescendo, vem também crescendo a obrigatoriedade de garantir não só o que é natural, ou seja, somente aquilo que nos é imposto, mas também buscar todos os recursos, acessível e disponível oferecido pela organização, a fim de se alcançar os objetivos e as metas determinadas pela Instituição onde se presta o serviço.

Como ligação entre os recursos e objetivos propostos de uma organização, cabe ao profissional da gestão juntar os meios na proporção adequada, sendo, para isso necessário tomar decisões constantemente em um contexto de restrições, pois nenhuma organização dispõe de todos os recursos e capacidade de processamento de informações, pois o ser humano é limitado.

Com outras palavras, cabe à gestão criar condições mais favoráveis através da tomada de decisões, tomar atitudes pensadas e fundamentadas com bases de dados e informações.

E com isto contribuir para o desenvolvimento e para a satisfação dos interesses de todas as pessoas, colaboradores e proprietários, e para a satisfação das necessidades da sociedade em geral ou de um grupo em particular.

Sendo o Gestor alguém pertencente à organização a quem compete o cumprimento das tarefas confiadas a gestão fica, mas fácil agora encontrar um conceito que identifique o que é gestão.

Segundo o autor e criador da Teoria clássica da administração (Gestão), segundo o escritor ele tinha apenas 19 anos, era formado em engenharia de minas, e por conta disso, passou a trabalhar na área, em uma companhia de metalúrgica e minas.

Nesta companhia ele teve a primeira oportunidade de crescer em sua carreira de engenheiro administrador e bem como teve a oportunidade de se tornar um teórico de gesto.

Segundo o escritor Henri foi pai da teoria de gestão, na realidade, ele foi uma das primeiras pessoas que analisou a atividade empresarial as principais atividades que cercam a gestão, como planejamento, o controle, a coordenação, a organização dentre outros.

Como conceito para tentarmos definir gestão, devemos nos orienta-nos em termos gerais, que nos diz que gestão são a ação e o efeito de administrar ou dirigir um determinado negocio.

Através de uma gestão se desenvolve uma diversidade de diligencias, ira levar ao cumprimento do objetivo traçado.

Podemos também dizer que gestão se subtende que é o que leva a organizar, dispor, dirigir e dar uma ordem para que se consiga um determinado objetivo.

Ao se tratar do termo gestão devemos mencionar que a gestão é uma tarefa que requer muito esforço, alguns recursos consciência e boa vontade para que se possa terminar esta tarefa.

Também podemos utilizar a gestão apara organizar, resolver um problema especifico e porque não dizer concretizar um projeto.

Sendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com