TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito de gestão

Tese: Conceito de gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  Tese  •  1.906 Palavras (8 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 8

ETAPA 1

PASSO 1.1:

Conceito de administração: O processo de planejar, organizar, liderar e controlar o trabalho dos membros da organização e utilizar todos os recursos organizacionais disponíveis para alcançar objetivos organizacionais definidos. As variáveis básicas da empresa:

• Tarefas: Excelência operacional que se traduz em produtos de serviços de alta qualidade.

• Estrutura: Integração e articulação interna de recursos e competências.

• Pessoas: Participação, envolvimento, engajamento, empowerment (descentralização de poderes).

• Tecnologia: Infraestrutura, tecnologia com base para operações e informações.

• Ambiente: Foco no mundo nos negócios, onde se situa clientes, fornecedores e concorrentes.

• Competitividade: Foco em competência e em resultados sustentáveis.

PASSO 1-2:

Em cada área do conhecimento, as competências necessárias para que o seu profissional seja bem-sucedido são diferentes. Dentro da Administração, existem três tipos de habilidades importantes para o desempenho administrativo bem-sucedido: as habilidades técnicas, humanas e conceituais.

• Habilidade técnica: Consistem em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para a realização de suas tarefas específicas, através de sua instrução, experiência e educação. Dentro de um ambiente acadêmico ou profissional, o indivíduo adquire esta competência.

• Habilidade conceitual: É o entendimento das complexidades da organização como um todo e o ajustamento do comportamento do colaborador dentro da mesma. Esta aptidão permite que a pessoa se adapte e tenha uma conduta de acordo com os objetivos da organização e não apenas de acordo com os objetivos e as necessidades pessoais ou do seu grupo imediato. Normalmente, esta visão global é passada ao funcionário no treinamento de integração.

• Habilidade humana: É a habilidade mais importante para o Administrador. Baseia-se na capacidade e no discernimento para trabalhar com pessoas, compreender suas atitudes, anseios e motivações e aplicar uma liderança eficaz, incentivando a criatividade do colaborador. As organizações são formadas por pessoas e saber trabalhar com elas é fundamental para o sucesso do profissional. Esta habilidade em alguns casos é inata, mas pode e deve ser trabalhada e desenvolvida pelo profissional que atua na área administrativa.

PASSO 2:

Consideramos que todas as teorias estudadas são relevantes, cada uma tem grande importância ao contexto organizacional, porém a que melhor atende as necessidades de uma organização é a teoria do Desenvolvimento Organizacional, pois é mais ampla estimulando o trabalho em equipe,levando uns a ajudar os outros, hoje em dia como muitos já dizem os funcionários são o maior ativo de uma empresa pois é através do conhecimento adquirido que se transforma em ferramentas para o desenvolvimento de uma organização, levando a sempre esta em atividade no mercado em que atua.

PASSO 3: Não fiz

ETAPA 2

PASSO 1-1

ÉTICA

A ética não se resumia à moral (entendida como "costume", ou "hábito", do latim mos, mores), mas buscava a fundamentação teórica para encontrar o melhor modo de viver e conviver, isto é, a busca do melhor estilo de vida, tanto na vida privada quanto em público. A ética incluía a maioria dos campos de conhecimento que não eram abrangidos na física,metafísica, estética, na lógica, na dialética e nem na retórica. Assim, a ética abrangia os campos que atualmente são denominados antropologia, psicologia, sociologia, economia,pedagogia, às vezes política, e até mesmo educação física e dietética, em suma, campos direta ou indiretamente ligados ao que influi na maneira de viver ou estilo de vida. Um exemplo desta visão clássica da ética pode ser encontrado na obra Ética, de Spinoza. Porém, com a crescente profissionalização e especialização do conhecimento que se seguiu à revolução industrial, a maioria dos campos que eram objeto de estudo da filosofia, particularmente da ética, foram estabelecidos como disciplinas científicas independentes. Assim, é comum que atualmente a ética seja definida como "a área da filosofia que se ocupa do estudo das normas morais nas sociedades humanas" e busca explicar e justificar os costumes de um determinado agrupamento humano, bem como fornecer subsídios para a solução de seus dilemas mais comuns. Neste sentido, ética pode ser definida como a ciência que estuda a conduta humana e a moral é a qualidade desta conduta, quando se julga do ponto de vista do Bem e do Mal. A ética também não deve ser confundida com a lei, embora com certa frequência a lei tenha como base princípios ética. Ao contrário do que ocorre com a lei, nenhum indivíduo pode ser compelido, pelo Estado ou por outros indivíduos, a cumprir as normas éticas, nem sofrer qualquer sanção pela desobediência a estas; por outro lado, a lei pode ser omissa quanto a questões abrangidas no escopo da ética.

ÉTICA ORGANIZACIONAL

A ética organizacional é uma forma de ética aplicada. O seu objetivo é incutir um sentido nos gestores e colaboradores de determinada organização sobre como devem gerir e realizar o seu trabalho com responsabilidade. Devido ao fato do termo ética não ser utilizado da mesma forma em todos os contextos internacionais, são várias as empresas que optam por reformular o seu conceito de ética nos negócios denominando-o como integridade, boas práticas de negócio ou conduta eticamente responsável.

PASSO 1-2

QUAL A DIREFENÇA ENTRE ÉTICA E MORAL?

Ética é uma norma individual, um conjunto de condutas tomadas por uma pessoa sem que necessitem de leis para isso, ela segue essas normas pelo simples fato de saber que elas são certas. Um exemplo: Alguém deixa cair alguma coisa no chão sem perceber, você pega o que caiu no chão e vai atrás da pessoa pra devolver. Essa é uma conduta ética, você fez isso porque achava ser uma atitude correta.

Moral são normas sociais, ou seja, um conjunto de condutas pré-estabelecido por uma sociedade, e que são consideradas corretas pelo grupo, e não por um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com