TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito de liderança

Seminário: Conceito de liderança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  Seminário  •  1.109 Palavras (5 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 5

Conceito de Liderança

Liderança é um processo de conduzir um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização. (diferente dos chefes que são aqueles que mandam e os liderados apenas o obedecem.)

A melhor liderança é aquela que usa a influência ao invés da imposição, de fato, é possível impor determinadas ações a um liderado quando se tem poder para tal. Contudo, é impossível impor a motivação com que cada um leva à prática essa mesma ação.

Hoje em dia podemos enxergar uma boa liderança olhando para os seus servidores, se fazem suas obrigações atingindo o resultado pretendido e estão motivados, ai está uma boa liderança.

Teoria segundo RONALD A. HEIFETZ

Liderança adaptativa

Na evolução do conceito de liderança, para Heifetz, há uma evolução gradativa de um estilo de liderança autoritário, fundamentado na orientação da Teoria X que admitem que os liderados não são suficientemente maduros ou motivados, portanto o líder não pode conceder-lhes muita autonomia.

Para Heifetz devemos motivar os empregados, descentralizando as decisões e delegando responsabilidades, permitindo maior grau de liberdade, para que as pessoas desenvolvam suas atividades, assumindo desafios e satisfazendo as suas necessidades de auto-realização, passando a se comprometer mais com os objetivos das organizações.

Heifetz diz ainda que liderança é uma atividade, sendo assim, implica dizer que qualquer pessoas pode ser um líder, pois suas características pessoais, seus traços, são recursos adicionais.

Para ele, liderança é mais que influencia, é algo exercido para o bem comum.

Segundo Heifetz o conceito de liderança pode variar de acordo com os valores e com a cultura de cada povo, pois seus valores mudam de acordo com a evolução do homem, com a necessidade de adaptação ao ambiente, sendo assim o que se considera hoje como o perfil ideal de um líder, daqui a alguns anos pode mudar, pois as culturas mudam pelo aprendizado, tanto individual como coletivo.

No seu entendimento, a liderança tem que produzir resultados sociais úteis.

Heifetz também fala sobre o conceito de “Trabalho Adaptativo”, que consiste na aprendizagem de resolver conflitos, incluindo os valores dos indivíduos envolvidos.

Sua Teoria está classificada como as “Teorias com foco na mudança”, onde seria um modelo semelhante ao da Teoria Transformacional. Só que na sua concepção o trabalho do líder não é de transformação, mas sim de adaptação do grupo a determinado desafio, ao que ele denominou de trabalho adaptativo. A lógica interpretativa seria a de que as pessoas não conseguem romper com seus padrões de comportamento, desta forma, é necessário adaptar a empresa e suas pessoas todas as vezes que forem necessárias.

Comparando a Teoria Liderança Adaptativa

com o Filme

JOSÉ

O Filme José, fala exatamente da vida de José, que mesmo tendo suas tradições, administrou o Egito não mudando seus costumes mas se adaptando aos costumes daquele país, governando não só pensando no bem da casa do Faraó, mas em todo o Egito e outras nações.

Ou seja, comparando a Teoria de Heifetz, José se adaptou ao invés de mudar as tradições daquele povo. Portanto ele exerceu sua influência para o bem comum, produzindo resultados sociais úteis.

Teoria segundo JIM COLLINS

Liderança nível 5

Trata-se de executivos que são capazes de levar as suas organizações a desempenhos extraordinários, muito acima de suas congêneres.

Ao pesquisar durante 5 anos, 1435 empresas, Collins percebeu que só 11 destas se sustentaram, por mais de 15 anos com um crescimento acima do comum e foi através desta pesquisa que Collins verificou que o que diferencia esse grandes líderes é uma hierarquia de competências (níveis), que quando organizadas, mostram por que a liderança excelente está no nível 5. Jim Collins diz “ O BOM É INIMIGO DO EXCELENTE”.

Para entender essa liderança nível 5 temos que falar de todos os níveis, pois o nível 5 é uma soma de todos os níveis de 1 ao 5, pois cada nível tem sua classificação diferente. Veremos:

Nível 1:

Indivíduo Altamente Capaz

Contribui produtivamente através do seu talento, conhecimento, habilidade e bons hábitos de trabalho.

Nível 2:

Membro de Equipe Colaborador

Contribui com as suas habilidades individuais para a conquista dos objetivos do grupo e trabalha efetivamente com os demais membros do grupo.

Nível 3:

Gerente Competente

Organiza as pessoas e recursos para a busca efetiva e eficiente de objetivos a serem atingidos.

Nível 4:

Líder Eficiente

Tem um alto grau de comprometimento, tem visão e estimula seus funcionários a produzirem mais e melhor.

Nível 5:

Executivo Nível 5

Constrói uma obra grandiosa e duradoura, baseada em humildade pessoal, força de vontade e determinação profissional.

Ou seja, os lideres nível 5 são completos, são as características de um líder que lidera empresas feitas para vencer.

Outros pontos do líder nível 5:

Gera resultados extraordinários;

É um verdadeiro transformador de uma empresa boa para excelente;

Exibe uma modéstia irresistível, evitando a bajulação;

Jamais fica se vangloriando;

Demonstra determinação constante de fazer tudo que for necessário em longo prazo, independente do grau de dificuldade;

Canaliza sua ambição na empresa e não em si mesmo;

Prepara seu sucessor para ter um êxito melhor que o dele;

Para motivar, confia em padrões inspirados e não em carisma inspirador;

Para completar existe uma metáfora que nos faz entender melhor o que seria um líder nível 5, o líder excelente, quando confrontado com um fracasso, olha para o espelho e procura entender onde errou, jamais culpa outras pessoas ou fatores externos ou azar. Ele não vacila em assumir responsabilidades. Mas quando recebe aplausos pelo sucesso, o “líder nível 5” aponta para a janela, indicando outras pessoas, outros fatores e a boa sorte.

Comparando a Teoria Líder Nível 5

com o Filme

O Sorriso de Mona Lisa

O Filme “o Sorriso de Mona lisa” retrata uma professora de História da Arte que vai lecionar numa escola altamente conservadora da década de 50, onde o foco maior da escola é preparar as alunas para um futuro feliz ao lado de seus maridos, ensinando as a como servir bem, como cuidar dos maridos.

E esta professora incomodada com este conservadorismo da escola decide lutar contra as normas e com isso acaba inspirando as alunas a enfrentarem os desafios da vida, tais como fazer uma universidade, ou seja, a estar buscando algo melhor pra sua vida que não seja apenas estar ao lado de um marido que não dá nem atenção, como ocorre no filme uma separação em busca do melhor.

Para que isso ocorra a professora usa as qualidades do Líder citado por JIM COLLINS tais como:

• Ter bons hábitos no trabalho, além de ser altamente capaz e habilidosa;

• A sua ambição é voltada para o crescimento de suas alunas e não o dela;

• É uma pessoa simples que busca resultados excelentes;

• Faz de tudo para o desenvolvimento dos outros;

• Usa sempre sua influência, nunca o seu poder;

• Desafia o estabelecido, sem medo de errar.

***********************************************************************

...

Baixar como  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »