TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito de negócio

Seminário: Conceito de negócio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2013  •  Seminário  •  1.329 Palavras (6 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 6

Conceitos de Negociação

A negociação é o processo de comunicação com o propósito de atingir um acordo agradável sobre diferentes idéias e necessidade. Acuff (1993) PLT Negociação: Aplicações Práticas de uma Abordagem Sistêmica.

Negociação é o processo de buscar aceitação de idéias, propósitos ou intresses visando ao melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem a negociação consciente de que foram ouvidas, tiveram oportunidade de apresentar toda a sua argumentação e que o produto final seja maior do que a soma das contribuições individuais.

Junqueira ( Artigo Internet )

Negociação é um processo de comunicação bilateral, com o objetivo de se chegar a uma decisão conjunta. Fisher e Ury (1985) PLT Negociação: Aplicações Práticas de uma Abordagem Sistêmica.

Negociação é uma atividade que envolve um elemento de negócio ou barganha, que permite que ambas as partes alcancem um resultado satisfatório. Hodgson (1996) PLT Negociação: Aplicações e Práticas de uma Abordagem Sistêmica

Negociar com alguém da familia ou alguém próximo pode ser mais fácil, depende muito do caso, exemplo negociar com o cônjugue uma viagem é muito mais fácil, porque você já sabe qual é a intensão e já conhece os gostos da pessoa, assim torna a comunicação mais fácil, facilitando a negociação. O fato de ter proximidade na negociação as vezes pode prejudicar, por exemplo se eu vender um carro para um conhecido e mais tarde esse carro venha a dar problemas, poderá gerar conflitos, por isso eu tenho que ser bem claro e falar se tiver algum detalhe para fazer no carro. Mas se a negociação do carro for com alguém desconhecido, vou falar mais das vantagens do que das desvantagens.

O Processo de Negociação como Sistema

O processo de negociação como sistema inclui as entradas, o processo e as saídas:

Entradas- saber quem são os agentes relevantes de um processo de negociação e como eles são determinados, quais as diferenças individuais e os valores pessoais de cada negociador , quais itens devem ser discutidos, quais interesses comuns devem ser priorizados, entre outros.

Processo- o processo, nesse contexto, pode ser definido como o transformador das entradas e saídas. A ideia é converter essas entradas ( diferenças individuais, valores pessoais dos envolvidos, interesses comuns, relacionamento humano, participação no processo, uso da informação e do poder, barganha e flexibilidade.

Saídas- é o resultado da negociação, se houve acordos ou não, o importante é a conquista de pessoas, as concessões obtidas, a persuasão ao longo do processo, o alcance da satisfação das necessidades dos negociadores e a longividade.

O Processo de Comunicação em uma Negociação

Nos processos de negociação ou comunicação, ressaltam dois tipos de habilidades: habilidades técnicas e habilidades interpessoais. A primeiro relaciona-se com o conhecimento de técnicas, processos, macetes para negociação, a outra relaciona-se com o conhecimento interpessoal dos negociadores: qual o estilo de cada um, quais suas forças, fraquezas, necessidades, motivações, etc.

A importância da Comunicação na Negociação

Em uma negociação a comunicação sempre é difícil, pois como já é de nossa ciência pode haver diversos ruídos na comunicação atrapalhando o processo, como pessoas falando ao mesmo tempo, interrupções

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com