TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito de o ferta e procura

Tese: Conceito de o ferta e procura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  Tese  •  912 Palavras (4 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 4

Conceito de o ferta e procura:

Oferta e demanda é talvez um dos conceitos mais fundamentais da economia e é a espinha dorsal de uma economia de mercado. demanda refere-se a quanto (quantidade) de um produto ou serviço é desejado pelos compradores. A quantidade demandada é a quantidade de um produto as pessoas estão dispostas a comprar a um preço determinado, a relação entre preço e quantidade demandada é conhecida como a relação demanda. Fornecimento representa o quanto o mercado pode oferecer. A quantidade ofertada se refere à quantidade de determinados produtores estão dispostos a boa oferta ao receber um determinado preço. A correlação entre preço e quantidade de um bem ou serviço é fornecido ao mercado é conhecida como a relação de fornecimento. Preço, portanto, é um reflexo da oferta e da demanda.

A relação entre demanda e oferta estão subjacentes as forças por trás da alocação de recursos. Na economia de mercado teorias, demanda e teoria da oferta irá alocar recursos da maneira mais eficiente possível. Como? Vamos dar uma olhada na lei da demanda e da lei da oferta.

Exemplos de oferta e demanda:

1º. Um bom exemplo que encontramos em nosso dia-a-dia é o dos produtos de Supermercados. Em épocas especificas como Páscoa, Natal, etc., os produtos de época tendem a ficarem mais caros, pois a demanda pelos mesmos aumenta em uma proporção muito maior que o aumento de sua oferta. Isso ocorre também no comercio, onde em estações especificas como inverno, os produtos de vestuários adequados para esta estação tendem a ficar mais caros, pelo aumento da demanda.

Outro exemplo a ser citado, é época da compra de materiais escolares, que sofre uma variação no inicio do ano, onde a procura desses produtos aumentam, levando em vista as listas exigidas pelas maiorias das escolas.

Por exemplo, a expansão do cultivo de girassol para fins energéticos significara, necessariamente, o aumento da oferta da torta ou farelo de girassol, matéria prima da indústria de rações ou alimentos.

Outro fato se verifica em produtos derivados de petróleo, como sua matéria-prima é escassez seu produto tem o custo, mas elevado do que os demais não derivados de petróleo, o que se verifica também em produtos reciclados, como o papel, cadernos, e etc., de matéria-prima da indústria reciclável.

Exemplo: Se a carne bovina estiver com preço médio de R$10,00 o quilo, muitos consumidores não poderão consumi-la, e passarão desta forma, a consumir outro tipo de alimento, tais como carne de frango, peixe, ovos, etc., com isso, haverá uma queda na demanda por carne bovina devido ao preço elevado. Mas, se o preço médio de carne bovina cair pra R$4,00 o quilo, vários consumidores voltarão a comprar carne bovina, conseqüentemente haverá um aumento na demanda por carne bovina.

Fonte: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20100930083617AADgqBR

2º. Forcas de mercado vivem em conflito, fazendo com que o preço dos produtos seja regido pela oferta, que oferecera pouco para o mesmo elevar-se, e pela demanda, que almejara muitos produtos para chegar a preços, mas acessíveis. E esta lei econômica serve para qualquer produto. Como exemplo, podemos citar o “Videocassete, que no inicio da década de 80 custava muito caro. Seu preço foi declinando com a chegada das marcas diferentes, e também de produtos concorrentes (como o DVD) no mercado – ou significa, sua oferta aumentou para uma demanda estabilizada.

Outro exemplo é do Mercado de Trabalho, onde as pessoas ofertam forca de trabalho e as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com