TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito de planejamento da produção

Por:   •  18/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  652 Palavras (3 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 3

Guilherme Parise RA: 8069834360

Etapa 1

Passo 1 (individual)

Conceito de planejamento da produção

Tudo precisa ser planejado antecipadamente para evitar desperdícios, perdas de tempo, atrasos ou antecipações desnecessários.

O planejamento da produção (PP) e vital para o sucesso da empresa. O planejamento de produção e o estabelecimento, daquilo que a empresa devera produzir, tendo em vista, de um lado, a sua capacidade de produção e, de outro, a previsão de vendas que deve ser atendida.

O PP procura coordenar e integrar maquina pessoas, matérias- primas, materiais em vias e processos produtivos em um todo sistêmico.

Conceito de controle da produção

O controle da produção é a ultima faze do PCP, que acompanha, avalia e regula as atividades produtivas, para mantê-las dentro do que foi planejado e assegurar que atinjam os objetivos pretendidos.

Passo 2 (equipe)

O Planejamento e Controle de Produção são a onde se decide o melhor emprego dos recursos de produção, fazendo que seja cumprido o previsto planejamento dá as bases para todas as atividades gerenciais futuras, assim satisfazendo os objetivos que devem ser atingidos.

 Uma operação produtiva deve operar continuadamente, e é com isso que se preocupam o planejamento e o controle. Planejamento e controle são Inter-relacionados, mas são diferentes, afirmam ainda que “planejamento e controle é o processo de conciliar demanda e fornecimento”.

O planejamento e o controle são muito importantes para uma Planejar e controlar, então significa garantir que os recursos produtivos estejam disponíveis na quantidade, no momento e no nível de qualidade adequado. Esse lidar com as variáveis significa que o controle permite fazer alterações no plano, intervindo para adequá-lo aos objetivos a serem alcançados.

 Os resultados alcançados com o Planejamento e Controle da Produção são muitos: altos índices de produtividade e qualidade, menor índices de falhas e erros e, consequentemente, menor custo de produção, facilidade em atingir metas e objetivos traçados; decisões mais acertadas, melhor gerenciamento dos recursos disponíveis; melhor fluxo de informações e compatibilização dos diversos setores da empresa, maior satisfação do cliente. Em resumo, o Planejamento e Controle da produção leva a empresa a produzir com maior perfeição rapidez e menor custo, obtendo assim, maior lucratividade.

Utiliza-se o planejamento e o controle em todo o processo de produção.

 Tipos de planejamento e controle: planejamento e controle de capacidade produtiva; de estoque, da cadeia de suprimentos, MRP, Just in Time, de projetos e, finalmente, planejamento e controle de qualidade.

O planejamento e controle de estoque são importantes para garantir a continuidade da produção e a satisfação da demanda. Toda empresa precisa acumular recursos materiais para o processo produtivo, já que a demanda é oscilante. Assim, o planejamento e controle compensam as diferenças de ritmo entre fornecimento e demanda de recursos materiais, além de evitar desperdícios, prejuízos econômicos e, principalmente, evitam pausas na produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (43.4 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com