TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos Da Inflaçao

Trabalho Universitário: Conceitos Da Inflaçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 2

A inflação é um conceito econômico que representa o aumento de preço dos produtos em um determinado pais ou região, durante um período. Num processo inflacionário o poder da moeda cai. . Ex: em um país com inflação de 10%ao mês um trabalhador compra 5 kg de arroz num mês e paga R$10,00, no mês seguinte para comprar a mesma quantidade de arroz, ele necessitará de R$11,00, como o salário deste trabalhador não é reajustado mensalmente, o poder de compra vai diminuindo, após um ano o salário deste trabalhador perdeu 120%do valor de compra, ele pagara mais pela mesma quantidade de produto. Citamos então algumas causas que aumentam a inflação; Emissão exagerada de dinheiro por parte do governo, aumento da demanda, (consumo maior do que a capacidade de produção) e aumento nos custos de produção dos produtos, (mão de obra e matéria prima). Podemos verificar a influência desta sobre a economia através da mídia, por exemplo: Inflação elevada muda hábitos no supermercado:

Com o bolso mais apertado e menos confiante na economia, o consumidor voltou a fazer compras do mês, a se deslocar mais para economizar e a buscar nas prateleiras dos supermercados mais baratos, uma forma de se proteger da inflação.

O consumidor está tentando minimizar os efeitos da inflação, buscando produtos em oferta mesmo que para isso tenham que andar mais para encontrar o produto.

Percebemos então que quem mais sofre com a inflação, são os pobres que ganham pouco e cada vez compra menos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com