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Conceitos De Faraco(2006) ALFABETIZAÇÃO: Capacidade De Decodificar, Ler E Escrever Autonomamente. É Uma Parte Pequena, Mas Importante, De Um Processo Muito Maior Que é A Aprendizagem Da língua.

Artigo: Conceitos De Faraco(2006) ALFABETIZAÇÃO: Capacidade De Decodificar, Ler E Escrever Autonomamente. É Uma Parte Pequena, Mas Importante, De Um Processo Muito Maior Que é A Aprendizagem Da língua.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  1.333 Palavras (6 Páginas)  •  1.005 Visualizações

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JUSTIFICATIVA

O tema FOLCLORE surgiu de seu alto valor cultural, com ênfase nas tradições implícitas da cultura brasileira, a partir dos hábitos cotidianos. Esse conjunto de valores transmitidos pelo grupo social é a identidade do país, no caso do Brasil que apresenta grande diversidade no campo cultural seu folclore é riquíssimo assim um dos principais fatores de identificação de seu povo, isso fica expresso no decreto 56747 de 17/08/1965, com a criação da data de 22 de agosto como sendo, Dia do Folclore. Segundo a carta do Folclore Brasileiro, aprovada pelo I Congresso Brasileiro de Folclore em 1951, “constituem fato folclórico as maneiras de pensar, sentir, e agir de um povo preservado pela tradição popular ou pela imitação”. O Folclore é o modo que um povo tem para compreender o mundo que vive. Conhecer o folclore de um país, é possibilidade de compreender seu povo e assim conhecer ao mesmo tempo, parte de sua história. O projeto ajuda a identificar e reconhecer essas tradições e suas manifestações, valorizando a maneira de agir, pensar, sentir O Folclore Brasileiro, um dos mais ricos do mundo, formou-se ao longo dos anos.Basicamente formado heranças culturais dos povos indígenas, a dos colonizadores portugueses e a dos negros africanos trazidos para o País como escravos O termo folklore – folclore foi usado pela primeira vez por Ambrose Merton, onde os vocábulos da língua inglesa folk e lore (povo e saber) foram unidos, passando a ter um significado de saber tradicional de um povo. É fundamental a escola resgatar essa cultura expressa no folclore popular. Diante do exposto, percebe-se que o folclore permeia a vivência cultural das crianças e cria uma abertura para a experiência de modo ativo e solidificado dentro dos eixos de aprendizagem, harmonizando atividades concretas e experimentais, a fim de sistematizar conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, e estes foram utilizados como ponto de partida para a organização de atividades interdisciplinares para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e cultural das crianças. O projeto FOLCLORE compreende o valor sócio- cultural nas diversas representações do real, objetivando liberdade para assegurar a apropriação e a construção do conhecimento por todos, oferecendo um ambiente que estimule à comunicação verbal que leva em consideração a singularidade das ações infantis e o direito a brincadeira. O respaldo teórico para a validação do trabalho desenvolvido justifica-se na necessidade do trabalho com projetos e de uma prática pedagógica baseada na vida cotidiana, enfatizando a maior integração e afetividade verificada entre os alunos, a curiosidade, a participação e a aprendizagem geradas ao longo dos estudos, bem como a colaboração da maioria dos pais, da equipe escolar.

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Partindo da premissa que a escola é espaço de circulação de culturas e, o presente projeto visa ajudar os alunos a reconhecerem o que pertence ao nosso folclore e sua importância na construção de nossa identidade, o projeto FOLCLORE atua com uma temática articuladora dos eixos do trabalho no Ensino Fundamental. Ao definir novos caminhos pedagógicos nos tempos e espaços da escola e da sala de aula que favoreçam o encontro da cultura este projeto incorpora a ludicidade no aprender aos planos de cognição e das interações sociais, possibilitando o acesso à fruição, a decisão, a escolha, a descoberta. A abordagem do tema parte da necessidade de resgatar os valores culturais, como também é uma forma de despertar nos alunos o interesse pela leitura e escrita. O folclore é uma forma de expressão espontânea da cultura popular, uma herança deixada pelos antepassados e transmitida aos alunos através de brincadeiras, adivinhas, danças, músicas, lendas, comidas típicas, crenças, ou seja, seu dia- a -dia. Porquanto o conhecimento é fruto de um intenso trabalho de significação e resignificação onde os conhecimentos prévios ou coleta de dados/hipóteses se constituirá fundamento das ações de trabalho. Nisso o trabalho com projetos na visão de Oliveira (OLIVEIRA, 2002, p.242) confirma: “O projeto didático pode possibilitar às crianças diferenciar suas próprias experiências das de outras pessoas, pensar o presente e o passado, o sentido do tempo e do espaço como uma construção histórica organizada socialmente para atender necessidades criadas nas comunidades e trabalhar o tempo como um ato de liberação do presente, considerando as diferentes temporalidades existentes no cotidiano. Suas representações sobre o tema são reelaboradas pelo olhar da professora, que, durante todo o processo, tenta apreender as hipóteses e as significações infantis”. Diante deste aspecto as situações pedagógicas serão intencionais, orientadas pelo professor a fim de que as crianças compartilhem suas descobertas e experiências, comuniquem e atribuam sentidos as sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios. Uma vez que os conteúdos conceituais objetivarão apenas colaborar na elaboração de hipóteses, os procedimentais, ou seja, o saber fazer abrirá passagem à construção de ações, que desembarcam nos atitudinais de uma prática coerente, permitindo maior visibilidade dos eixos de trabalho. A organização das atividades do projeto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

visão desenvolvimento integral da criança e a interdisciplinaridade, todas articuladas ao tema do projeto. Oliveira (2002, p. 236) enfatiza

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