TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos De Logística

Artigos Científicos: Conceitos De Logística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  2.923 Palavras (12 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 12

1.0 – INTRODUÇÃO E CONCEITO DE LOGÍSTICA

Logística significa contabilidade e organização e é um termo de origem grega. Logística também vem do francês “logistique”, que significa uma arte que trata do planejamento e realização de vários projetos, muito utilizado durante as guerras. Logística também é utilizada como parte da álgebra e lógica matemática.

Logística surgiu inicialmente como parte da arte dos militares, era utilizada na guerra como a área que cuidava do planejamento de vários itens importantes, armazenamento, distribuição e manutenção de vários tipos de materiais, como armas, roupas, além de alimentos, saúde, transportes e etc.

Atualmente, a logística é conhecida como uma parte essencial nas empresas, é um departamento responsável pela gestão dos materiais, sejam eles de qualquer tipo. A logística administra recursos financeiros e materiais, planeja a produção, o armazenamento, transporte e distribuição desses materias.

A logística está presente em diversos tipos de empresas e possui diversas funções. É uma área que tem crescido muito, uma vez que as organizações estão buscando cada vez mais pela qualidade de seus serviços e produtos, e a logística é uma parte importante para que isso ocorra.

Muito se fala a respeito da logística como sendo, atualmente, a responsável pelo sucesso ou insucesso das organizações. Porém, o que se pode perceber no mercado é que muito pouco se sabe sobre as atividades logísticas e como as mesmas devem ser definidas nas organizações. É importante então evitar que situações de modismo acabem por influenciar o uso errado da palavra e, o que seria muito pior, de suas técnicas e atividades. Mas, afinal, o que é realmente a logística?

Pode-se definir logística como sendo a junção de quatro atividades básicas: as de aquisição, movimentação, armazenagem e entrega de produtos. Para que essas atividades funcionem, é imperativo que as atividades de planejamento logístico, quer sejam de materiais ou de processos, estejam intimamente relacionadas com as funções de manufatura e marketing.

2.0 – ESTUDO DE CASO

2.1 - RESUMO E PROCESSO

O aumento das exigências do cliente e de serviços, devido à oferta proporcionada pela extrema competitividade globalizada e a necessidade de concentrar-se em seu próprio negócio, leva a terceirizar o que não for essencial. Os hospitais devem proporcionar a qualidade de vida que todos esperam, através da conservação das características de segurança, funcionamento, higiene e conforto da edificação. A Manutenção Produtiva Total ou Total Productive Maintenance (TPM), pode contribuir para a melhoria da manutenção predial dos hospitais. Isso exige gestão profissional, que nos hospitais, somente será possível através da terceirização por empresas de administração. A manutenção predial somente poderá ter o desempenho esperado, se as empresas que trabalham para os hospitais formarem redes de cooperação ou "clusters" sob a liderança das empresas de administração de hospitais, agindo de acordo com os conceitos da filosofia JIT para obter relação custo/benefícios adequada.

2.2 – PREVISÃO DE DEMANDA

Realizar um forecasting é estabelecer um sistema de previsão de eventos. A expectativa de sucesso

Da estratégia MTS é altamente dependente da precisão do forecasting. A atividade de previsão de demanda tem se tornado fundamental, devido às substanciais mudanças no ambiente econômico em decorrência da volatilidade e velocidade característica no mercado atual.

Em um ambiente em que o ciclo de vida de determinados produtos está cada vez mais curto, a competição é cada vez mais intensa e as exigências dos clientes cada vez maiores, a tentativa de estabelecer uma previsão de demanda requer considerável grau de sofisticação.

Em uma visão geral, sistemas de previsão de demanda têm o propósito de oferecer aos gestores da cadeia de suprimento um apoio para a compreensão do comportamento da demanda de seus clientes.

Podem ser usados na tomada de decisão sobre o estabelecimento de preços para produtos, no planejamento de capacidade e na a inserção de um novo produto no mercado.

Segundo Ballou (2001), o padrão de demanda pode ser classificado como:

• Regular: a análise temporal da demanda mostra que esta pode ser decomposta em componentes de tendência, sazonais e aleatórios;

• Intermitente: de característica irregular, também chamada de nebulosa.

O sistema de classificação de métodos propostos depende das características da demanda.

Bowersox e Closs (2010) e Ballou (2001) categorizam as técnicas de previsão seguindo a linha definida por

Chambers, Mullick e Smith (1974), que estabeleceram uma classificação metodológica para previsão em:

Métodos Qualitativos, Análises de Séries Temporais e Modelos Causais.

2.3 – GESTÃO DE ESTOQUE

O desafio da gestão de estoque eficiente é atender ao consumidor final sem incorrer em custos desnecessários de inventário, ou seja, requer cada vez mais cuidado na busca da garantia de presença dos itens indispensáveis à produção com uma equivalente redução dos investimentos financeiros.

O papel do gestor é garantir que as informações sejam não só confiáveis como imediatas, para tanto é necessário saber aplicar as ferramentas disponíveis de forma a permitir que a captura e registro dos dados sejam efetivados, cada vez mais, em tempo real.

É inegável que os sistemas de controle devem garantir a qualidade e confiabilidade da informação existente, contábeis ou não, em relação à existência física dos itens controlados, pois quando a informação no sistema, informatizado ou manual, não confere com o saldo real dizemos que este inventário não é confiável ou não tem acura cidade.

Outro fator importante no processo de gestão de estoques é a sua rastreabilidade, que podemos entender como a habilidade de descrever a história, aplicação, processos ou eventos e localização de um determinado item, por meios de registros e identificação.

De um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com