TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Esportes no esporte escolar e escolar

Resenha: Esportes no esporte escolar e escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2014  •  Resenha  •  345 Palavras (2 Páginas)  •  526 Visualizações

Página 1 de 2

Quanto à questão “esporte na escola e esporte da escola” o esporte na escola é aquele que vem de fora, com regras e o esporte da escola é integrante da grade curricular da escola, que pode ser adaptado ao processo educacional e serão sempre ligadas as práticas pedagógicas.

Para ser mais eficaz pedagogicamente, os esportes terão uma função educacional e precisam ser transformados para essa tarefa.

Primeiramente temos que nos preocupar em como ensinar esporte, pois, precisamos entender que essa pedagogia gera muita preocupação em como se ensinar, onde, para quem e o que ensinar.

Não podemos pensar simplesmente no desenvolvimento motor, nos fundamentos técnicos, mas sim em ensinar as crianças a aprender a história que envolve o esporte, suas manifestações culturais e o lado social que o esporte pode nos proporcionar, tornando assim pessoas mais cooperativas, reflexivas, solidárias, criticas, participativas e felizes para conviver melhor em sociedade.

O esporte não é só para os talentosos, tem que ser acessível a todos, sem discriminação e distinção, pois, seu potencial educativo serve para colaborar com a educação, onde conseguimos trabalhar os coletivos, as estratégias, as idéias, além de conviver com as vitórias e com as derrotas. Antigamente se pensava que a escola seria o espaço para descobrir talentos e futuros atletas, assim promoviam torneios e jogos escolares escolhendo sempre os que melhores se destacavam nas aulas.

O papel da educação física escolar não é focar nas técnicas, nos rendimentos ou apurar os movimentos e sim fazer com que as crianças façam o que está ao seu alcance explorando seus movimentos corporais, tendo um papel educativo e que consiga desenvolver todas as dimensões do ser humano.

É importante que os alunos compreendam os conceitos e os procedimentos que estão aprendendo. Não podemos excluir os esportes e sim diversifica-los nas aulas de educação física e não privilegiar só o futebol, vôlei e o basquete. Temos que ousar e inovar sempre e não simplesmente copiar os modelos tradicionais, pois só assim conseguiremos formar pessoas criticas e reflexivas, ao contrário, o futuro de muitas crianças serão desmotivadas em relação às aulas de Educação Física.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com