TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos de organizações

Seminário: Conceitos de organizações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/8/2014  •  Seminário  •  730 Palavras (3 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade 1

1. Partindo do conceito de Organizações, explique por que as organizações precisam ser constantemente reorganizadas.

R- Toda organização precisa evoluir para acompanhar as novas necessidades da sociedade, e assim, melhor servi-lo. A constante reestruturação e reorganização de recurso, bem como o lado humano, terão sempre que está em constante inovação, isto é o que mantém as organizações em atividade.

2. Caracterize o que significa uma estrutura de base mecanicista e uma estrutura de base orgânica. Finalize fazendo uma reflexão sobre o tipo de estrutura predominante na organização que você trabalha ou outra que você conheça o funcionamento. Lembre-se de justificar sua resposta.

R- Estrutura de base mecanicista é valorizada a divisão do trabalho, estrutura burocrática, decisões centralizadas e hierarquia definida e altamente formal. A estrutura de base orgânica é justamente o contrário, pela forma descentralizada das decisões, pouca divisão do trabalho, mais flexibilidade, e um ambiente dinâmico com trocas de conhecimentos e maior adaptação às demandas. No momento estou desempregado, mas utilizo como fonte de resposta e tendo em vista a opção que desejo ingressar à carreira Policial Militar onde tem as características com as organizações burocráticas e a estrutura de base mecanicista é bem acentuados. Estrutura formal, hierarquia definida e decisões centralizadas, e sem flexibilidade alguma.

3. Escreva, entre 15 a 20 linhas, a forma como você percebe a relação da organização que você trabalha (ou conhece de perto) com o seu micro e macro ambiente circundante.

R: No momento estou desempregado.

4. Qual a função do organograma e do layout organizacional? Como você avalia o layout do setor onde você trabalha, em termos de contribuição para o desempenho das atividades e integração entre as unidades? Justifique sua resposta.

R-O organograma é uma espécie de diagrama usado para representar as relações hierárquicas dentro de uma organização ou simplesmente a distribuição dos setores, unidades funcionais e cargos e a comunicação entre eles. No momento estou desempregado, mas utilizo como fonte de resposta e tendo em vista a opção que desejo ingressar à carreira Policial Militar. Na PMCE o organograma vertical (também chamado de clássico), é usado para representar claramente a hierarquia na corporação. O layout e definido como posição de viabilidade, em um determinado espaço físico, para a realização de atividades e para o fluxo de agentes, de equipamentos, de materiais e de informação.

5. Quais atividades são desenvolvidas na sua unidade de trabalho e de que forma ela confere valor ao produto/serviço final que sua organização oferece?

R- No momento estou desempregado, mas utilizo como fonte de resposta e tendo em vista a opção que desejo ingressar à carreira Policial Militar A atividade desenvolvida na unidade de trabalho é a Segurança Pública, o que nos agrega valor é o fato de todo o foco está dirigido para o bem- estar do cidadão, e dar a ele a sensação de segurança. Segundo Turckr (1999), um processo não agrega valor quando seu foco não está dirigido ao cliente.

6. Da leitura feita da Unidade 1, quais as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com