TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos de ética e moralidade

Tese: Conceitos de ética e moralidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2013  •  Tese  •  816 Palavras (4 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO:

No mundo complexo, o êxito empresarial não pode ser reduzido a poucas variáveis, alem de bons produtos e serviços, a inovação, a eficiência, a capacidade de tirar o Maximo proveito dos potenciais do mercado e interpretar corretamente os sinais do tempo, a arte de economizar esforços e empenho no lugar e no momento certo, pertencem ao numero dos fatores primários de êxito. Numa sociedade comprometida com os valores humanos, a eficiência econômica e a viabilidade técnica têm que estar incluídas dentro de um contexto global social e humano maior.

Uma pratica empresarial que satisfaz aos critérios éticos não é de maneira nenhuma um luxo de que só se possa dispor em tempos favoráveis, constitui um investimento indispensável para garantir a empresa em longo prazo.

Palavras Chave:Valores;Organizações;Ética; Sucesso.

INTRODUÇÃO

O Brasil é um pais onde há um elevado numero de empresas, seja ela de pequena, media e grande porte.uma organização é formada por um montante de colaboradores com um objetivo comum, para tanto, é necessário muitas vezes, desde, a sua abertura a cultura de valores e normas éticas. A pratica da ética empresarial ate os anos cinqüenta não era comum na nossa sociedade, os aspectos morais das atividades econômicas, quando considerados eram relacionados ao contexto da ética social, girando em torno da questão trabalhista, no final dos anos sessenta, as relações entre economia e sociedade atingiu um publico mais amplo, como conseqüência uma ampliação da facha de interesses, ou seja, os direitos dos empregados e trabalhadores, das minorias, das mulheres, questões de saúde e segurança, a preocupação com os países em desenvolvimento entre outros.

Desde meados dos anos setenta todo agir socialmente relevante é submetido a uma reflexão ética, toda profissão importante e toda instituição que se preze passou a se ocupar com a ética aplicada a sua função surgindo binômios como “Ética da Pesquisa“ ou “ Ética Empresarial “.

Neste contexto, o objetivo deste estudo é avaliar criticamente os valores éticos nas pessoas jurídicas brasileirasprincipalmente no século XXI.

É comum no Brasil, cada empresa ter sua cultura organizacional, suas regras, seus hábitos e costumes que interferem muitas vezes no agir do trabalho dos colaboradores.

Na maioria das empresas multinacionais a vontade de se comportarem de uma maneira capaz de ser eticamente legitimada é hoje claramente considerada como parte essencial de sua política de negócios, esta transposição não ocorre nas diretorias e sim nos colaboradores que atuam “na linha de frente”, os quais muitas vezes se encontram num fogo cruzado entre o êxito comercial e os princípios morais são, pois os colaboradores que em seu dia-a-dia tem que interpretar as normas de comportamento ético e evidentemente faltando ao individuo o pensamento ético- o dinheiro fala mais alto do que a moral.

Por questões de fama, luxo, poder, dinheiro, ascensão na carreira, perseguição de um ideal as pessoas passam a se vender facilmente, ou seja, há uma corrupção ética dentro dos seus serviços.

A falta de ética não é apenas não roubar, não matar, é atrapalhar o sucesso da empresa, individuais dos colaboradores com o seu interesse pessoal.

Em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com