TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos geométricos

Projeto de pesquisa: Conceitos geométricos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.825 Palavras (8 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 8

1. INTRODUÇÃO.

Geometria e arte são ensinadas juntas, uma vez que as questões geométricas costumam despertar o interesse dos alunos de forma livre e espontânea.

Nesse trabalho o principal foco é mostrar que, por intermédio das artes é possível trabalhar conceitos geométricos.

A maneira simples de levar essa educação ás crianças é fundamental, porque elas descobrem e passam a vivenciar as formas de maneira da qual elas nunca tenham visto, pelo menos não de forma pedagógica.

Na matemática a geometria é discreta, como também uma forma de ciência, fundamental para a existência de um aprendizado.

Explana a revolução de diversas áreas de conhecimentos e desenvolver o raciocínio visual. Esta prevista no dia a dia, como na grafia das letras, coreografia da dança ( dança de ciranda), campo de futebol e em muitas arquitetura de tudo que se constrói.

No decorrer deste trabalho, pretende mostrar que, por meio das artes é possível trabalhar conceitos geométricos de forma simples sem que, no entanto, o rigor matemático seja esquecido.

2. PRÁTICA DE ENSINO.

Será abortado a disciplina da Matemática, com o tema formas geométricas, composição e reprodução.

O aluno será capaz de mostrar e desenvolver as figuras geométricas e suas medidas. Através desse conhecimento a criança conseguira ser autônoma para confeccionar sua própria arte e assim identificar com propriedade os nomes das formas geométricas.

O nome do projeto é Figuras e formas geométricas, o público alvo será os alunos do 2° ano. O objetivo desse projeto é envolver e mostrar aos alunos o mundo da geometria, fixando nas mentes das mesmas a magia dos formatos.

2.1 Justificativa.

Iremos mostrar a importância das formas geométricas no ensino fundamental, pois a geometria é um estudo que muitas vezes é introduzido de maneiras básicas, por falta de conhecimento mais aprimorado, não dando a devida importância da mesma.

SegundoNACARATO E PASSOS (2003), a falta de conhecimento de conteúdo geométrico (do professor), não trazia em sua bagagem profissional o conteúdo suficiente a ser abordados todos os aspectos da matemática, sendo que não havia ferramentas teóricas e metodológica para realizar uma pratica pedagógica docente com sucesso.

Para que haja uma mudança significativa no ensino da geometria a transformação devera se iniciar na sociedade, política educacional e administrativa, para que cada ser humano desde a infância se tornem críticos e conscientes de suas atuações na sociedade.

Segundo CARLOS ALBERTO CAMPAGNER, ( Professor de pós graduação e consultor de informática),com o advento dos computadores, essa matéria se desenvolveu de maneira extraordinária. Um dos primeiros computadores da historia da informática, o Eniac (1946), tinha como uma de suas tarefas produzir tabelas de tiro de canhões.

Antes todo problema em geometria era resolvido com papel, lápis, esquadro, régua, etc. após o desenvolvimento da geometria analítica tudo se transformou em formulas de figuras.

A principio como as equações são complexas os cálculos numéricos substituíram o papel, e os computadores vieram agilizar os cálculos mais complexos.

2.2 Desenvolvimento do projeto.

O projeto será desenvolvido em 2horas/aula no período de 2 semanas.

• Ilustrar aos alunos, e narrar a historia da geometria e sua significativa.

• O aluno deve observar e pesquisar em sua residência todas as formas geométricas, por meio de revistas, jornais, internet e objetos ao seu redor.

• Em sala de aula o aluno deverá moldar em folhas de E.V.A, tudo que foi observado e pesquisado, indicando seus respectivos nomes.

• Em uma cartolina o aluno desenvolverá um desenho com os moldes que o mesmo confeccionou.

Essa atividade desenvolverá a arte produzida com formas, estabelecendo seu espaço na medida em que o pensamento cognitivo seja colocado em ação, despertando a imaginação, habilidade e curiosidade de cada aluno. Ajudando os alunos identificar as formas das faces de alguns poliedros e a utilizar o vocabulário adequado para se referir as figuras geométricas.

2.3 Viabilidade e desenvolvimento.

Sabendo que a geometria esta em tudo em nossa volta. Acreditamos que, esse projeto é viável e totalmente cabível nos dias de hoje.

Os educadores devem praticar e ter como planejamento esta didática, explorando e abrangendo mais o conhecimento da matemática como um todo. Pois nesse mundo de contas, números, letras, cálculos, a geometria esta inclusa em tudo, medidas, formas e ângulos, esta nessa giratória da vida.

3. COTIDIANO DA ESCOLA.

No ambiente escolar, desde a porta de entrada até o sinal de saída, existe um vinculo emocional e intelectual, pois o período escolar compõe uma grande sociedade de crianças, professores e funcionários em geral.É notório que cada criança tem uma reação diferente com a rotina escolar (física, emocional e visual), cada qual tem um grau de reação, mostrando seu psicoemocional em relação ao outro.

3.1 O desenvolvimento no ambiente educativo.

No interior da sala de aula da 2°ano do ensino fundamental, as crianças já com uma pequena bagagem de informações adquiridas no ano letivo anterior, sabendo que a expectativa se torna maior, pois encontrão os amigos, e a euforia os tomaram com uma porcentagem de adrenalina, os impulsionando e os tornando assim mais susceptíveis a novos conhecimentos.

No inicio, com toda esta emoção aflorada, será mais fácil ao educador ter acesso, devido a toda essa explosão de sentimento e ansiedade.Através deste comportamento o educador consegue conhecer o lado emocional, e racional de cada criança, conhecendo suas limitações assim podendo aplicar os seus projetos com mais certeza e segurança.

3.2 Cotidiano na sala de aula.

A relação da professora com os alunos é um processo de aprendizagem e dinâmica educativa, tendo em vista que a interação entre ambos é o ponto essencial, que influencia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com