TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitto De Organização

Exames: Conceitto De Organização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 2

Organização

O termo organização apresenta duas referências básicas. Por um lado, a palavra organização é utilizada para se referir à ação ou resultado de organizar ou organizar-se.

Por outro lado, designa-se com o termo de organização àquele sistema desenhado para atingir satisfatoriamente determinados objetivos ou metas, no entanto, estes sistemas podem, a sua vez, estar formados por outros subsistemas relacionados que cumprem funções específicas.

Ou seja, em outras palavras, uma organização será qualquer grupo social formado por pessoas, com uma série de tarefas e uma administração, que interagem no marco de uma estrutura sistêmica com a meta de cumprir certos objetivos propostos. O traço essencial de qualquer tipo de organização que se deve observar para que exista e depois subsista, é a de que as pessoas que a integram se comuniquem e estejam de acordo em atuar de forma coordenada no lucro dos objetivos propostos que os levem a cumprir efetiva e satisfatoriamente com sua missão. No entanto, para ajudar esta coordenação e comunicação, as organizações quase sempre funcionam através de normas que servirão na consecução de propósitos

, as organizações podem ser classificadas de acordo com os seguintes critérios: por sua finalidade (com fim lucrativo e sem fim lucrativo), por sua estrutura (formais e informais), por seu tamanho (pequena, média, grande, micro empresa), por sua localização (multinacional, regional, nacional), por seu tipo de produção (bens ou serviços), pelo tipo de propriedade (privada, pública ou mista), pelo grau de integração que apresenta (totalmente integrada ou parcialmente integrada) e por sua atitude frente às mudanças (rígida ou flexível).

Em outras palavras, uma organização é um grupo social formado por pessoas, tarefas e administração, que interagem no contexto de uma estrutura sistemática para atender seus objetivos. Note-se que uma organização só pode existir quando nela há pessoas que estão dispostas a se comunicar e agir em conjunto para cumprir a missão. As organizações operam por regras que foram estabelecidas para concretar os propósitos

A forma como as empresas são organizadas é estudada por uma ciência chamada gestão e administração de empresas, que estuda a maneira pela qual os recursos e processos são geridos. A boa administração destes recursos é considerada como a base da gestão de uma empresa de sucesso.

Artigo: http://queconceito.com.br/organizacao#ixzz2dopKYSIX

Artigo: http://queconceito.com.br/organizacao#ixzz2doow6MlM

Artigo: http://queconceito.com.br/organizacao#ixzz2dooh7mmm

Artigo: http://queconceito.com.br/organizacao#ixzz2dooGylQU

Artigo: http://queconceito.com.br/organizacao#ixzz2domo0xDl

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com