TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conclusao De Curso

Exames: Conclusao De Curso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  4.213 Palavras (17 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 17

1 INTRODUÇÃO

W - Werner Ricardo Voigt.

E - Eggon João da Silva.

G – Geraldo Werninghaus

WERNER - formado técnico em eletricidade e eletrônica pela escola técnica do Paraná em 1955. Instalou sua oficina elétrica em 1956 em Jaraguá do Sul.

EGGON - atuava como auxiliar de cartório, após trabalhou como bancário no Banco INCO, onde atuou como gerente até 1961.

GERALDO - teve sua aprendizagem na oficina mecânica de seu pai em Joinville, Já trabalhava fabricando máquinas e ferramentas especiais para as indústrias.

Vivendo os três a trinta anos com trajetórias diferentes, até que Eggon motivado com um ideal de ter seu empreendimento, procura Werner em sua oficina para lhe propor sociedade em uma indústria de motores.

Agora só faltava um mecânico para fechar o grupo de sociedade, este nome era Geraldo. Em 1961 nasce a Weg com oito colaboradores, os primeiros motores foram entregues de bicicleta. Com Eggon na frente das vendas e cuidando da administração, Werner e Geraldo trabalham firme no chão de fábrica.

Em 1964 deixam à sala alugada e inauguram sua sede própria Weg I com 73 colaboradores, 7.968 motores vendidos no ano e 280 m² de fábrica construída. Em 1977 já sem espaço para construir é inaugurado a Weg II neste ano fecha com 1.935 colaboradores, 458 mil motores e 34 mil m² construídos.

Com este crescimento a Weg já está no mercado mundial competindo com seus concorrentes e exportando. Notando o espaço que poderiam obter com os motores de grande porte para as siderúrgicas, usinas, mineradoras e indústrias que precisavam ter geradores de energia própria foi inaugurada em 1981 a Weg Máquinas, um projeto ousado, mas que prometia alta rentabilidade e o sonho de um dos sócios, senhor Werner, que acompanha nos dias atuais de perto o crescimento da fábrica.

Em 1987 fechou-se o ano com 6.691 colaboradores, 1.351 mil motores montados e uma área construída de 128 mil m² com um crescimento que maravilhava as pessoas que ali estavam. Em 1982 fica pronto o 1º motor da WEG máquinas de grande potência (W) de100 a 2000 kW.

Figura 1 – 1º Motor da WEG Maquinas

Fonte: WEG Maquinas

No ano de 2006 foi fabricado o maior projeto da Weg Máquinas três geradores para uma usina hidrelétrica, o maior orgulho da empresa, um projeto imenso em dimensões, o gerador seria um oitavado de 9.600mm de largura por 2.600mm de altura.

Figura 2 – 3 – Maior motor fabricado na WEG Maquinas

Fonte: WEG Maquinas

A caldeiraria é considerada para muitas pessoas o inferno da Weg Máquinas devido ao calor intenso que provem dos maçaricos, máquinas de solda e do barulho intenso das maretas e martelos, é o local mais perigoso da Weg Máquinas devido ao serviço ser totalmente manual, dizem que a caldeiraria é lugar de artistas, pois pega-se um monte de pedaços de chapas e transforma-se em carcaças.

Este relatório terá todo o funcionamento de uma caldeiraria da entrada da chapa até a saída da peça pronta. São várias etapas, em 90% delas o fogo está presente de algum modo. O risco de acidente é grande, devido ao trabalho ser artesanal.

Serão relatados os grupos de apoio que servem para melhorar ou amenizar o risco de acidentes nos centros de trabalho, todos os grupos com a responsabilidade de melhorar a seção. Os grupos são liberados para se reunirem a qualquer hora e quanto tempo precisarem.

A formação dos grupos são realizadas de modo há incluir todas as etapas da caldeiraria sendo formados por preparador, montadores, soldador e outras funções, para que os problemas a serem resolvidos tenham visão diferentes, obter um bom “braisntorming” (tempestade de ideias) e escolher a melhor ideia.

Com mais de 65 colaboradores e várias etapas a serem seguidas, tudo tem que estar em harmonia para obter o melhor resultado final. Há necessidade do uso de uniforme adequado é indispensável como; sapatão de couro com bico de composite, calça de tergal, guarda-pó, avental de couro, todos usam luvas de vários materiais. Dependendo do trabalho usam tocas, perneiras e máscaras.

Todo este equipamento no verão torna-se uma tortura, além do calor ser intenso o avental de couro deixa o calor maior ainda. O humor é facilmente alterado, todo cuidado no repasse de ordens e chamadas de atenção são necessárias.

Desta forma acredita-se que este trabalho irá realmente agregar informações do funcionamento de uma caldeiraria e dos grupos de apoio que existe para ajudar na segurança de uma seção.

Será destacada uma melhoria realizada pelo grupo de PSS onde encontrou-se dificuldade em retirar chapas de um cavalete e colocar no oxicorte. Esse cavalete é um dispositivo utilizado para armazenar chapas na posição vertical onde hoje leva-se em média uma hora por dia, nas espessuras acima de 45, onde é necessário o auxílio de uma pessoa e não há possibilidade de colocar um colaborador só para carregar as máquinas. Esse projeto tem como objetivo trazer resultados diretos na produtividade, segurança e ergonomia para o colaborador.

Descrição das Atividades Realizadas

Descrever as atividades realizadas durante o estágio.

Data/ Período Atividade

15/10/2012

a

19/10/2012

Programação PCP

22/10/2012

a

26/10/2012

Programação laser e oxicortes

29/10/2012

a

01/11/2012

Corte das plasmas e oxicorte

05/11/2012

a

09/11/2012

Corte das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com