TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Concorrentes Diretos Bombril

Artigo: Concorrentes Diretos Bombril. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  1.335 Palavras (6 Páginas)  •  2.677 Visualizações

Página 1 de 6

CONCORRENTES

São, para algumas empresas, apenas quem faz um produto similar, quase igual e com os mesmos propósitos. Porem ainda existe aqueles que os classificam por produtos ou serviços de mesma categoria. Os concorrentes podem ser classificados de acordo com a percepção da empresa, do mercado ou da combinação de ambos. De acordo com Philip Kotler (1998, p.208), as empresas não devem somente focar nos seus consumidores, devem também ficar alertas com seus concorrentes, comparar seus produtos, preços, praça e promoção.

Se não existisse concorrência, faltaria aos negócios o mais forte incentivo para mudanças- novos produtos, novos processos, novos mercados, novas estratégias, novas organizações etc. Essa competição encoraja as empresas a introduzir inovações que favorecem seus clientes, sendo assim mais trabalho e mais oportunidades aos funcionários. Segundo Kotler (1998, p.208), com o conhecimento sobre seus concorrentes a empresa identifica áreas de vantagem ou desvantagem competitiva, as estratégias de cada um, seus objetivos, forças e fraquezas e padrões de reação.

Segundo Kotler a concorrência é dividida em:

Concorrência de Marcas: uma empresa vê suas concorrentes como outras empresas que oferecem produtos e serviços semelhantes aos mesmos clientes por preços similares, como exemplo pode-se citar uma empresa que produz carros para a população em geral, mas esta empresa não pode concorrer com empresas de carros de luxo;

Concorrência setorial: uma empresa vê todas as empresas que fabricam o mesmo tipo de produto ou classe de produto como suas concorrentes, um exemplo é uma empresa de automóveis que não distingue o nível de qualificação dos produtos concorrentes;

Concorrência de forma: uma empresa vê todas as empresas fabricantes de produtos que oferecem o mesmo serviço como suas concorrentes, como exemplo a empresa de automóveis passa a considerar concorrentes os fabricantes de motocicletas, bicicletas e caminhões;

Concorrência genérica: uma empresa vê como suas concorrentes todas as empresas que competem pelo dinheiro dos mesmos consumidores, assim a empresa de automóveis enxerga a concorrência como empresas que possam vender viagens ao exterior e residências.

Fonte: KOTLER, Philip. Administração de Marketing, São Paulo, 10ª Edição, 2004.

CONCORRENTES DIRETOS

São aqueles que vendem a mesma linha de produto, no caso inseticida aerossol para uso doméstico, para o mesmo público alvo, com uma mesma faixa de preço, em PDV¹ iguais ou diferentes.

“quando um cliente está decidindo se compra ou não o nosso produto, existe, em andamento, um processo de comparação. E, nessa comparação, no outro prato da balança está o nosso concorrente. Os clientes decidem comprar ou não os nossos serviços baseados não apenas na avaliação dos nossos atributos técnicos ou pessoais. Não podemos ter uma visão destorcida da função dos concorrentes nas nossas relações de mercado. Todo o relacionamento de uma empresa com seus clientes está profundamente ligado ao comportamento da concorrência. Ações da concorrência, quando não percebidas a tempo ou quando não interpretadas corretamente podem significar um desastre irreversível. É importante perceber, porém, que existem três graus de concorrência: os Concorrentes Diretos Principais, os Concorrentes Diretos Secundários e os Concorrentes Indiretos.” (PADILHA, 2007)

Seus concorrentes diretos são: SBP, Mortein, Detefon, Uffa, Raid e Baygon.

¹ Ponto de venda- segundo Blessa,(2010, p. 6) “...ponto-de-venda é qualquer estabelecimento comercial que exponha serviços ou produtos para a venda aos consumidores”

Reckitt Benckiser- É uma empresa multinacional Britânica com sede no Reino Unido, formada em 1999 por uma fusão entre duas empresas Reckitt & Colman e Benckiser NV. É o maior produtor mundial de produtos de limpeza e um grande produtor de produtos pessoais e de saúde. O Brasil é o país em que apresenta maior crescimento da empresa. É a empresa que mais anuncia produtos na televisão fechada, e a terceira que mais anuncia em televisão aberta no Brasil.

SBP- Em 2003 a empresa Reckitt Benckiser comprou a marca de inseticidas SBP, que era da americana Clorox, o produto oferece opções em aerossol como o Multi Citronela, o Multi Eucalipto, Multi ação. Versões Barreira Protetora e Casa e Jardim. Os produtos contêm o selo “aqua protection”. Há também os elétricos com pastilha (Citronela e Multi) e líquido (Multi, Citronela e Eucalipto).

Preço médio: R$ 7,29

Peça Publicitária

Anúncio para rede social.

Campanha do ano 2000 pela agência DM9 com a assinatura de “SBP, não sobra nenhum inseto”

Mortein- A partir de 2006, a empresa Reckitt Benckiser substituiu marcas tradicionais, como Rodasol (para insetos em geral) e Rodox (para baratas) pela marca Mortein, que surgiu em 1880 na Austrália. Mortein dispõe de produtos à base de petróleo e aposta no conceito PowerGuard, uma combinação rapidez no extermínio dos insetos e proteção de longa duração. Nas prateleiras há Mortein Ação Total, Mata Baratas, Barreira Ativa e Multi Ação Citronela. Há também o Mortein Iscas, que mata as baratas e seus ovos por até três meses, Mortein Elétrico Pastilhas e Elétrico Líquido.

Preço médio: R$ 7,69

Peças Publicitárias

Filme publicitário utilizado para a promoção dos produtos da linha Mortein Rodox - Mata Baratas.

Peça para televisão, campanha “Força anti-baratas”

Detefon- Começou a ser produzido nos anos 20 pelo Laboratório Fontoura. Nos anos 60 foi descoberto que o produto “DDT” (sigla de diclorodifeniltricloroetano), que passou a fazer parte de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com