TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bombril

Exames: Bombril. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2013  •  2.502 Palavras (11 Páginas)  •  742 Visualizações

Página 1 de 11

Introdução

Suponhamos que um consumidor brasileiro chegue em qualquer ponto de venda e peça por uma lã de aço, certamente o atendente ficará em dúvida sobre o produto procurado.

Agora, no mesmo contexto, suponhamos que este mesmo consumidor peça por "BOMBRIL".

No Brasil não existe lã de aço, ninguem sabe o que é isso. Para se comprar o produto, é preciso pedir por "BOMBRIL".

O nome é uma mistura das palavras bom e brilho, exaltando as próprias qualidades da lã de aço e foi o primeiro produto da empresa.

Com o Slogan "POSSUI MIL E UMA UTILIDADES" e propagandas com o mesmo ator há mais de 30 anos, representando vários personagens , a BOMBRIL chegou a conquistar cerca de 90% do mercado brasileiro e o ator Carlos Moreno se tornou o simbolo e personificação da marca.

Contexto histórico

O final da década de 40 e início da década de 50 representam um período de grandes e complexas transformações tanto na esfera social, política e econômica que sugerem um perfil de " nova modernidade " no Brasil e no mundo.

A sociedade brasileira bem como todo o sistema internacional experimentam grandes mudanças provenientes de um desenvolvimento tecnológico e de um remanejamento das relações internacionais que permitia a países " subdesenvolvidos", como o Brasil, terem acesso, dentro de certos limites e determinados setores, a um razoável padrão de modernização industrial.

O governo de Juscelino Kubstchek, visava com o seu "Programa de Metas", modernizar o Brasil através da industria de base e de bens de consumo.

A sociedade brasileira adquire definitivamente sua feição urbana , movida pela ideologia do desenvovimento e pela associação com capitais externos, com a instalação de um novo e sofisticado parque industrial. Pela primeira vez em sua história, as massas urbanas despontavam no cenário político e a cidade transformava-se, sem possibilidade de retorno, no centro decisório da vida nacional. Uma parte considerável da população passava a desfrutar de uma experiência social cada vez mais próxima a dos habitantes dos maiores centros urbanos internacionais. Diminuíam as distâncias e aumentava a sensibilidade para as conquistas tecnológicas que repercutiam rapidamente na configuração do imaginário urbano e na própria conformação do cotidiano das grandes cidades. Os anos do pós-guerra já sugerem a possibilidade de uma guinada no sentido da inovação e em 1950, o Brasil já tinha transmissões regulares de TV.

BOMBRIL - História da marca e Carlos Moreno, o "garoto Bombril"

História

É neste contexto de inovação social, política e econômica que em 1948, Roberto Sampaio Ferreira recebeu como pagamento de uma dívida, uma máquina de extração de esponjas de lã de aço, produto que até então era importado, caro e pouco acessível. Em 14 de Janeiro do mesmo ano, fundou a empresa Abrasivos Bombril, no bairro do Brooklin em São Paulo iniciando assim a fabricação da lã de aço revolucionando a vida das donas de casa que com um mesmo produto poliam panelas, limpavam vidros, azulejos e ferragens daí "1001 utilidades". Somente neste ano, foram vendidas 48 mil unidades que eram comercializadas soltas e tendo como diferenciação apenas a qualidade BOMBRIL.

Mais tarde, devido ao sucesso e a concorrência, o produto ganhou um pequeno selo vermelho e logo depois as lãs de aço foram acomodadas em caixas vermelhas de papelão com a figura de uma dona de casa limpando panelas, dando o "Bom Brilho" originando assim o nome do produto.

A diversificação de produtos e o surgimento do "garoto Bombril" - Um caso de sucesso.

Entre 1961 e 1973, a BOMBRIL cresce e inicia a incorporação de outras empresas como a Companhia de Produtos Químicos – Fábrica Belém, detentora das marcas Sapólio e Radium, de saponáceos em pedra passando a desenvolver e aprimorar a linha Sapólio Radium, incluindo uma versão cremosa; a Indústria de Lã de Aço Mimosa Ltda, do Rio de Janeiro em 1972; a Q’Lustro, empresa que detinha aproximadamente 25% do mercado nacional de lã de aço além do lançamento de inovações como a embalagem plástica com seis unidades (1964).

A marca começou a ganhar enorme visibilidade em 1978, quando foi criada, pelos publicitários Washington Olivetto e Francesc Petit, da agência DPZ, a figura do Garoto Bombril, representada pelo ator Carlos Moreno. Rapidamente o personagem se associou ao produto e as vendas estouraram. Nesta mesma época, a empresa iniciou a expansão de sua linha de produtos sob a marca BOMBRIL, com o lançamento do Desengordurante Limpa Limo. Nos anos seguintes outros novos produtos, em diferentes segmentos foram introduzidos no mercado como detergente líquido, desinfetante, amaciante, além de esponjas de lã de aço com sabão, palhas de aço, sabão em barra, saponácio, limpadores, panos de limpeza, inseticidas e desodorizadores de ambiente.

A BOMBRIL, sinônimo de lã de aço do Brasil, começou a diversificar sua linha de produtos no final da década de 70:

1978

● Lançamento do Desengordurante Limpa Limo.

● Lançamento do detergente líquido Limpol.

1983

● Lançamento do amaciante de roupa Mon Bijou.

1993

● Lançamento do sabão em pó Quanto.

1998

● Lançamento dos limpadores BOMBRIL Multi Uso e BOMBRIL Multi Limpeza, do BOMBRIL Esponja Sintética e do Detergente Limpol Gel.

1999

● A empresa ingressa no mercado de água sanitária e alvejantes.

● Lançamento da Palha de Aço BOMBRIL Mágica.

2000

● Lançamento da Esponja Sintética Multi Uso II.

2002

● Lançamento do Inseticida Atak nas versões Multi-inseticida; Mata Moscas e Mosquitos e Mata Baratas.

● Lançamento dos Panos de Limpeza

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com