TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Concorrência Perfeita E Monopólio

Exames: Concorrência Perfeita E Monopólio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  290 Palavras (2 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 2

Concorrência Perfeita:

A Concorrência Perfeita corresponde a uma situação de mercado limite em que nenhuma empresa e nenhum consumidor têm poder suficiente para influenciar o preço ou a quantidade transacionada. Em uma situação de concorrência perfeita, cada empresa age individualmente sem necessidade de ter em conta as decisões das restantes, se preocupando apenas com o preço estabelecido no mercado e a quantidade que ela está disposta a vender por este preço. As hipóteses são:

Mobilidade de firmas: não há barreiras para o ingresso de empresas no mercado.

Racionalidade: os empresários sempre maximizam lucro e os consumidores maximizam satisfação ou utilidade derivada do consumo de um bem, ou seja, os agentes agem racionalmente.

Transparência do mercado: consumidores e vendedores têm acesso a toda informação relevante, sem custos, isto é, conhecem os preços, qualidade, os custos, as receitas e os lucros concorrentes.

Mercado atomizado: mercado com infinitos vendedores e compradores, de forma que um agente isolado não tem condições de afetar o preço de mercado. Assim o preço de mercado é um dado fixado para as empresas e consumidores (tomadores de preço do mercado).

Produtos homogêneos: todas as firmas oferecem um produto semelhante, homogêneo. Não há diferenças de embalagem, qualidade nesse mercado.

Monopólio:

Monopólio é a situação de mercado na qual um único vendedor ou produtor oferece um serviço ou bem requerido pela demanda para cobrir as necessidades de dito setor. Para total eficácia do monopólio não deve existir nenhum tipo de produto alternativo ou substituto para o serviço ou bem que o monopolista oferece, e não deve haver a menor ameaça de que outro concorrente entre no mercado. Isto permite ao monopolista o controle de preços. Suas hipóteses são:

- Uma única empresa produtora do bem ou serviços;

- Não há produtos substitutos próximos;

- Existem barreiras à entrada de firmas concorrentes.

...

Baixar como  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »