TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conferencia De Belgrado

Pesquisas Acadêmicas: Conferencia De Belgrado. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  1.582 Palavras (7 Páginas)  •  3.355 Visualizações

Página 1 de 7

A Conferência de Belgrado ocorreu em resposta à Conferência de Estocolmo, realizada 1972, com o objetivo de conscientizar a sociedade a melhorar a relação com o meio ambiente e assim atender as necessidades da população presente sem comprometer as gerações futuras.

Naquela época acreditava-se que o meio ambiente era uma fonte inesgotável e a relação homem com a natureza era desigual. De um lado os seres humanos gananciosos tentando satisfazer seus desejos de conforto e consumo; do outro, a natureza com toda a sua riqueza e exuberância, sendo a fonte principal para as ações dos homens.

Esta crença pode se resumir no fato de que a equação entre os recursos finitos da natureza e o consumismo não fecha. De certa forma, a Conferência de Belgrado traz à tona uma série de diretrizes e orientações para que o mundo chegue a um nível de Educação e Consciência Ambiental.

A Conferência de Belgrado procura nortear e estimular a população quanto à convivência entre a necessidade do consumo e a utilização dos recursos disponíveis na natureza.

1. Sobre Belgrado

Belgrado é a capital e maior cidade da Sérvia, está localizada entre dois cursos d'água internacionais, na confluência dos Rios Danúbio e Sava, no norte da Sérvia. Com uma população de 1.710.000 habitantes (2007), dividido em 17 municípios, Belgrado é a maior cidade do território da ex-Iugoslávia, a segunda maior cidade sobre o Rio Danúbio, bem como a quarta maior do Sudeste da Europa, após Istambul, Atenas e Bucareste.

Com uma localização estratégica, a cidade passou por 115 guerras e foi destruída 44 vezes. Foi a capital da Iugoslávia até sua dissolução definitiva em 2006. Ela é uma das cidades mais antigas da Europa, com uma história continuamente documentada por 7.000 anos e foi o berço da cultura pré-histórica mais importante da Europa, a cultura Vinča.

Belgrado é uma unidade territorial autônoma dentro da Sérvia, é o principal centro econômico, político e cultural, e possui seu próprio governo.

2. A Conferência de Belgrado

A Conferência de Belgrado ocorreu na Iugoslávia em 1975, em resposta às recomendações da Conferência de Estolcomo, que reuniu especialistas de 65 países. No encontro de Belgrado foram formulados princípios e orientações para um programa de Educação Ambiental, em que estava estabelecido que a Educação Ambiental devesse ser contínua, multidisciplinar, integrada às diferenças regionais e orientada para os interesses nacionais.

Baseada nessa estratégia, a UNESCO criou o Programa Internacional de Educação Ambiental (PIEA), com relevante atuação internacional, cujo objetivo era o de editar publicações relatando as experiências mundiais de preservação e educação ambiental. Além disso, esse programa criou uma base de dados que, no início da década de 80, contava com informações sobre 900 instituições que atuavam com educação ambiental e 140 projetos voltados à preservação do meio ambiente.

No que diz respeito ao Brasil, as deliberações da conferência de Belgrado, principalmente aquelas voltadas à educação ambiental, passaram despercebidas pelos órgãos educacionais tanto na esfera federal quanto na estadual, dada a conjuntura política que o país vivia naquele momento.

A partir de 1975, alguns órgãos estaduais brasileiros voltados ao meio ambiente iniciaram os primeiros programas de educação ambiental em parceria com as Secretarias de Estado da Educação. Ao mesmo tempo, incentivados por instituições internacionais “disseminava-se no país o ecologismo, deformação de abordagem que circunscrevia a importância da educação ambiental à flora e a fauna, à apologia do “verde pelo verde”, sem que nossas mazelas socioeconômicas fossem consideradas nas análises” (Dias: 2000, p. 81). Esse conceito não levava em conta a crítica à pobreza, ao analfabetismo, às injustiças sociais etc., um dos temas centrais da Conferência de Belgrado.

Este Encontro deu origem a Carta de Belgrado, um documento que é considerado um marco histórico para a evolução dos movimentos em torno do tema meio ambiente.

3. Carta de Belgrado

Foi elaborada após o término da Conferência de Belgrado, no âmbito do Seminário Internacional de Educação Ambiental, que ocorreu entre 13 e 22 de outubro de 1975, em Belgrado. Nesta carta foram formulados os princípios e diretrizes para a Educação Ambiental em todo o mundo.

A Carta de Belgrado apresenta uma contextualização da situação ambiental global e a necessidade imperativa de mudanças nos sistemas educativos para criar uma nova ética e declara que a meta da educação ambiental é: "Desenvolver um cidadão consciente do ambiente total; preocupado com os problemas associados a esse ambiente, e que tenha o conhecimento, as atitudes, motivações, envolvimento e habilidades para trabalhar de forma individual às questões daí emergentes".

Constitui um dos documentos mais lúcidos e importantes gerados nesta década. Fala sobre a satisfação das necessidades e desejos de todos os cidadãos da Terra. Propõe temas que falam que a erradicação das causas básicas da pobreza como a fome, o analfabetismo, a poluição, a exploração e dominação, devem ser tratados em conjunto. Nenhuma nação deve se desenvolver a custa de outra nação, havendo necessidade de uma ética global. A reforma dos processos e sistemas educacionais é central para a constatação dessa nova ética de desenvolvimento. A juventude deve receber um novo tipo de educação que requer um novo e produtivo relacionamento entre estudantes e professores, entre escolas e comunidade, entre o sistema educacional e sociedade. Finaliza com a proposta para um programa mundial de Educação Ambiental. Segundo o texto da Carta de Belgrado é de suma importância que os cidadãos de todo mundo busquem medidas que incentivem o crescimento econômico e que este crescimento não traga repercussões prejudiciais aos mesmos e não diminuam a qualidade vida e do meio ambiente. Ela propõe uma nova ética global de desenvolvimento através da reforma dos processos e sistemas educacionais.

É possível destacar um trecho da carta que chama a atenção de todos: “A desigualdade entre ricos e pobres, entre as nações e dentro delas, vem crescendo; e existem evidências de uma crescente deterioração do ambiente físico, sob diferentes formas, em escala mundial”.

4. A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com