TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Conferência Intergovernamental Sobre Educação Ambiental

Artigos Científicos: A Conferência Intergovernamental Sobre Educação Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  2.646 Visualizações

Página 1 de 2

A Conferência Intergovernamental sobre Educação Ambiental, organizada pela UNESCO em 1977, foi realizada na bela cidade de Tbilisi, na Geórgia. Nela, uma importante declaração foi aprovada: “Nas últimas décadas, o homem, utilizando o poder de transformar o ambiente, modificou de maneira acelerada o equilíbrio da natureza. A consequência disso é que as espécies vivas ficam frequentemente expostas a perigos ás vezes irreversíveis”. Nesta conferência também foi muito discutido o papel da Educação Ambiental na escola.

Assinale a afirmativa correta.

x a) A melhor maneira de tratar Educação Ambiental nas escolas de ensino médio e fundamental é ter uma disciplina específica sobre o tema, onde o professor teria um tempo maior para trabalhar noções de proteção ambiental, consciência ecológica e legislação.

b) Nos ensinos fundamental e médio não são locais para se tratar de Educação Ambiental, visto que as crianças não tem ainda um embasamento conceitual sobre o tema.

c) Educação Ambiental é um assunto que deve ser introduzido nas escolas de ensinos médio e fundamental através de organizações não governamentais formadas por voluntários interessados em promover a proteção dos animais.

d) A Educação Ambiental deve ser ensinada aos alunos apenas pelos professores de Ciências e Biologia, visto que estes profissionais são os mais capacitados para tratar de temas como ecologia, zoologia, botânica, etc.

e) A Educação Ambiental não deve ocorrer no currículo escolar como uma nova disciplina, mas sim como um tema interdisciplinar, discutida com os alunos por professores de todas as matérias dos ensinos médio e fundamental.

Ribeirão Preto – SP é uma cidade constantemente assolada pela dengue devido a vários fatores, entre eles o grande número de criadouros encontrados em ferros velhos e depósitos de recicláveis. Baseado nisso, está sendo feito um trabalho especial nestes lugares. Uma equipe do Centro de Controle de Vetores, formada por profissionais responsáveis pela parte educativa vão aos respectivos imóveis e lá dão palestras, distribuem panfletos informativos e buscam, junto aos proprietários, encontrar uma solução para diminuir o número de sítios que podem ser usados para a ovoposição do Aedes aegypti.

Como você avaliaria o sucesso deste projeto? Assinale a alternativa correta.

a) Se o número de casos positivos de dengue diminuir um ano após o trabalho, pode-se concluir que o trabalho educativo é efetivo.

b) Enviando um questionário aos proprietários dos imóveis para que eles avaliem o trabalho educativo.

c) Plotaria, anualmente, o número de criadouros do local e avaliaria se estes diminuem ou não após a intervenção educativa.

d) Observaria o índice de aprovação do atual governo da cidade. Se a maioria da população aprova, o trabalho está tendo sucesso.

e) Como a dengue é um problema essencialmente urbano, está totalmente fora da área ambiental. Projetos educativos não são capazes de diminuir o índice de contaminação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com