TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS INSTALAÇÕES PARA CAPRINOS E OVINOS

Por:   •  2/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.707 Palavras (11 Páginas)  •  1.672 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

CURSO MEDICINA VETERINÁRIA

TRABALHO DE CAPRINOCULTURA E OVINOCULTURA

ITABORAÍ, 2017


[pic 2]

ALUNOS: ANDRESSA ALBERTINI RA:2485821941

BREEMYR SILVA RA: 1590870444

BRENDA COIMBRA RA:2484653832

BRUNA VERVLOET RA :1584906458

KETTILY PIMENTEL RA: 1379272308

MARIA CLARA PESSANHA RA:1575114001

YASMIN VIEIRA RA: 14666238921

RAFAELA SANTOS RA: 1585974376

MARCUS FABIANO RA:1595881119

INSTALAÇÕES PARA CAPRINOS E OVINOS

ITABORAÍ, 2017


INSTALAÇÕES PARA CAPRINOS E OVINOS

INTRODUÇÃO

     Existem diversos tipos de instalações que adequadas, são indicadas para facilitar o manejo geral de um rebanho caprino ou ovino. A importância das instalações está fundamentada na extrema capacidade que elas têm em buscar a otimização da relação homem-animal-ambiente, dentro de um processo de produção. Isto facilita o uso de mão de obra nas tarefas diárias, favorece o manuseio do rebanho e o controle de doenças, protege e dá segurança aos animais, divide pastagens e reduz o desperdício de alimentos.
    O que se pretende é melhorar esta prática, adotando um centro de manejo que ofereça melhores condições de higiene e facilite o emprego de outras práticas de manejo sob o rebanho.

     O importante é que seja econômico e tenha a funcionalidade para que se destina a criação.


 PLANEJAMENTO PARA SUA CONSTRUÇÃO

      Para toda sua construção, a sua localização é de extrema importância. É interessante que atenda aspectos de ambiente, espaço, de tempo e de segurança, durante o desenvolvimento das atividades diárias com um rebanho. Algumas observações devem ser seguidas:

1) O piso de baias deve ser ripado, com ripa de 5cm de largura com distancia entre ripas de 2cm para animais adultos, e 1,5cm entre ripas para piso de animais jovens;
2) Os cochos devem ficar do lado de fora das baias para facilitar a distribuição de alimentos. A altura do solo para animais adultos é de 0,5m e para animais jovens é de 0,15m;
3) Os bebedouros devem ficar na parte de fora das baias, de preferência na área de exercício. O mais recomendado é de nível constante.

 ALOJAMENTOS


       Os alojamentos para caprinos e ovinos, devem obedecer a um padrão em cima de dimensões adequadas. Essas adaptações elevam a qualidade do rebanho. O tamanho ou área de uma instalação diz respeito tão somente ao tamanho do rebanho.  

      Seja para pastoreio ou alimentação do cocho, seja para o descanso ou repouso noturno dos animais, o que se espera é que a instalação disponibilize espaço apenas o suficiente para propiciar condições favoráveis ao desempenho dos animais.


  Área: matrizes – 1,0m² (coberta) / >2,0m² (descoberta)
            animais jovens – 0,8m² (coberta) / >1,5m² (descoberta)
            crias: 0,5m² (coberta) / >1,0m² (descoberta)
            reprodutores: 3,0m² (coberta) / >6,0m² (descoberta)



    Estas medidas também são recomendadas para centros de manejo e currais de engorda. Outras recomendações de medidas devem ser observadas, como o cocho: recomenda-se 0,2m a 0,25m linear para cada animal, ou seja, utilizar 4 a 5 animais por metro linear de cocho; o brete: comprimento = 0,8m, largura = 0,25m na base inferior e 0,35m na base superior; altura = 0,85m e o pedilúvio: comprimento = 2,0m, profundidade = 0,10m, largura = a mesma largura da porteira.



APRISCO


    É a instalação mais importante da criação e é nesse que os animais de produção passam a maior parte de suas vidas, e normalmente é onde o produtor investe grande parte de seu capital. Nessa instalação, estão contidas e separadas: as baias de fêmeas secas e em lactação, as baias dos animais jovens, baias para recria, baias maternidade, baias de reprodutores, escritório, farmácia e sala de ração. A localização do mesmo deve tomar posição favorável ao transito interno na propriedade, dando fácil acesso as pastagens no caso de usar o pastoreio, ou próximo as capineiras, já que é no capril onde as maiores quantidades de forragens são consumidas.  

       Deve-se evitar a localização próxima as estradas, ou local onde haja muita circulação de pessoas e não construí-lo em locais úmidos (em geral, nas partes baixas no terreno) aonde vente. Devem ser construídos em terreno elevado, bem drenado, ventilado, longe de estradas, encostas e próximos a casa do manejador. Para a construção do aprisco, deve ser utilizado, na medida do possível, material da própria fazenda, durável e resistente como: madeira, varas, palhas para coberta, pedras toscas, etc. A localização deve favorecer o acesso a energia elétrica e a água limpa. A disposição deve preferencialmente obedecer a orientação leste-oeste em seu maior comprimento, para que o sol faça sua trajetória em cima da cumieira e os solários tenham insolação constante durante o dia.

APRISCO DE PISO SUSPENSO

     O piso deve estar elevado a uma altura de 80cm do solo. Os ripões de piso devem possuir 3 cm de largura, com vãos entre si de 1,5 cm no compartimento das matrizes e de 1,0 cm para área dos cabritos. As vigas que suportam os ripões devem ter aproximadamente 60 cm de espaçamento entre eles.

     A altura do pé direito deve ser de2,5 cm para facilitar a penetração do homem e a circulação do ar. As rampas, por sua vez, não devem ser muito inclinadas, pois dificulta a subida de animais jovens e, se possível, deve conter proteção nos lados para evitar a queda dos recém nascidos. Devem possuir uma largura mínima de1,20 m. A área coberta por animal deve ser de 0,80m² e o tamanho do aprisco suficiente para abrigar um mínimo de 40 animais. Em relação aos currais de manejo e de separação agregados ao aprisco deverá ser proporcionado uma área mínima de 1,5m².

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (146 Kb)   docx (768.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com