TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conhecer E Compreender Os Fatos Que Motivaram

Exames: Conhecer E Compreender Os Fatos Que Motivaram. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2014  •  679 Palavras (3 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 3

Desenvolvimento

A vida social é quase tão antiga quanto à própria humanidade, mas a Sociologia, como um campo delimitado do saber científico, só emerge em meados do século XIX na Europa.

A sociologia originou-se da Revolução Francesa e da Revolução Industrial, sendo estes movimentos a base da consolidação da sociedade capitalista. A sociologia nasce como um conjunto de ideias que se preocupou com o desenvolvimento da sociedade capitalista, buscando respostas para as questões sociais advindas das transformações provocadas pelas Revoluções Industrial e Francesa, ocorrendo formação de uma sociedade industrializada e urbanizada.

A Sociologia se deu a partir do advento de correntes de pensamento como o racionalismo por exemplo e das transformações econômicas e sociais ocorridas principalmente a partir do século XVI, marcadas pela instabilidade e diversas crises que marcaram a Europa neste período. Sob este caótico panorama, a Sociologia nasceu como um norteador para tentar explicar e responder aos questionamentos da sociedade.

A sociologia tem por objetivo estudar os fatos que ocorrem na sociedade, compreender o seu funcionamento.

Mas uma vez que a vida social caracteriza-se por grandes processos de mudança, com eles apareceram também novos problemas, sendo por isso necessário o aparecimento das sociologias especializadas que permitem o estudo mais aprofundado de aspetos sociais.

Não há limites teóricos para a criação e multiplicação de ramos da sociologia. Podemos falar da sociologia urbana, da sociologia rural, da sociologia do lazer, da sociologia politica, entre muitas outras, justificadas pela importância da sua área na compreensão global da sociedade.

A sociologia é o estudo da sociedade do comportamento humano, querendo de uma forma ou de outra explicar como devemos nos comportar no nosso dia a dia, proporcionando uma qualidade de vida melhor e respeitosa perante os outros.

Os três principais pensadores da sociologia foram Max Weber, Karl Marx e Émile Durkeheim eles influenciaram e contribuíram para que essa ciência ganhasse tamanha importância devido às suas obras que explicam os fenômenos sociais. Tentaram de forma geral, explicar as grandes transformações da sociedade devido ao surgimento, formação e desenvolvimento do capitalismo, seus trabalhos contribuíram para explicações das mudanças da sociedade e condições da vida Humana. Eles se preocuparam em encontrar soluções para a manutenção da ordem na sociedade capitalista que surgiu com as revoluções, em compreender a sociedade a partir de um conjunto de ações individuais recíprocas e que para viver os seres humanos precisam transformar a natureza.

Karl Max era a favor de uma sociedade igual e socialista.

Emile Durkhein entendia que a sociedade era um organismo que funcionava como um corpo, em que cada órgão tem uma função e depende dos outros para sobreviver, o que importa é o individuo se sentir parte do todo, caso contrario ocorreriam anomalias sociais.

Para Max Weber, a sociedade pode ser compreendida a partir de um conjunto de ações individuais, cada ação gera uma reação, ou seja, o comportamento do outro determina o nosso comportamento.

As teorias criadas pela Sociologia para o entendimento da vida em sociedade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com