TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conhecimentos Gerais Asas Fixas

Artigo: Conhecimentos Gerais Asas Fixas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/8/2014  •  728 Palavras (3 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 3

Questão 1

Conforme conhecemos, o piloto utiliza o manche e os pedais para exercer o controle dos movimentos do avião. A partir disso:

a) Descreva o sistema da aeronave que é utilizado pelo piloto para controlar o voo. (1,0 ponto)

O controle da aeronave é divido em superfície primária e superfície secundaria. As superfícies de comando podem ser acionadas mecanicamente, pelo comando do manche acionando roldanas, cabos e hastes e por fim a superfície de comando. Outra forma é a que o sistema é acionado mecanicamente, mas atuando hidraulicamente, reduzindo os esforços para a pilotagem. Por fim pode se utilizar o sistema fly-by-wire, mais utilizado nas aeronaves sofisticadas, em que o sistema é acionado por motores elétricos, computadores digitais e cabos de fibra óptica.

b) Cite quais são os componentes deste sistema. (1,0 ponto)

Os componentes do sistema de comandos são constituídos pelas superfícies primarias (aileron, profundor e leme de direção), pelas superfícies secundarias (compensador do aileron/profundor/leme, flaps, slats e spoilers). Os componentes para a realização dos comandos, quando mecanicamente, o manche comanda as roldanas, em que são ligados cabos entre elas, e essas roldanas comandam uma haste que atua na superfície de comando.

c) Quais são os movimentos obtidos. (1,5 pontos)

O movimento obtido com a atuação do aileron é de rolagem, inclinando o avião para a direita ou esquerda, em torno do seu eixo longitudinal. O movimento obtido com a atuação do profundor é o de arfagem, em que o piloto cabra ou pica a aeronave, fazendo com que ela se movimente em torno do seu eixo lateral. O ultimo movimento é o de guinada, obtido pela atuação do leme de direção, fazendo com que o nariz da aeronave vire para a esquerda ou direita, fazendo com que ela se movimente em torno do seu eixo vertical.

Questão 2

Acesse o endereço eletrônico:

<http://www2.anac.gov.br/segVoo/pdf/Relatorio%20PT-NBH.pdf> (Acesso em: 20 fev. 2014) e leia o relatório final emitido pelo CENIPA referente ao incidente grave ocorrido com a aeronave.

Após a leitura responda:

a) Por que o motor voltou a funcionar normalmente? (1,0 ponto)

O motor voltou a funcionar normalmente, pois a bomba auxiliar, que é acionada eletricamente, forneceu pressão para o combustível ser enviado ao motor.

b) Descreva o funcionamento de um sistema de combustível. (1,0 ponto)

O sistema de combustível funciona com o armazenamento do combustível em tanques, esse combustível pode ser enviado ao motor por meio da gravidade, com os tanques em posição elevadas ao motor, ou pode ser enviado por pressão, que é fornecida por uma bomba principal acionada mecanicamente pelo próprio motor e uma bomba auxiliar acionada eletricamente. Além das bombas há também as válvulas de corte e seletora.

c) Qual é o motivo e importância de haver uma bomba elétrica além da bomba mecânica como parte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com