TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conhecimento Geral das Aeronaves (Asas Fixas)

Por:   •  28/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  730 Palavras (3 Páginas)  •  513 Visualizações

Página 1 de 3

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Avaliação a Distância (AD)

Unidade de aprendizagem: Conhecimento geral das Aeronaves (Asas Fixas)

Curso: Ciências Aeronáuticas

Professor:  

Nome do aluno:

Data:  11/09/15

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

A partir do estudo das unidades de nosso livro didático, responda as questões abaixo relacionadas.

1. Sir George Cayley é uma das pessoas mais importantes na história da aeronáutica. Muitos o consideram o primeiro verdadeiro pesquisador científico aéreo e a primeira pessoa a compreender os princípios e as forças de voo. Cite e justifique os conceitos teorizados por ele. (Utilize aproximadamente 10 linhas para a construção de sua resposta). (2,5 pontos)

Resposta: Cayley foi o primeiro a teorizar os princípios do voo, tais como a força de sustentação, peso e arrasto aerodinâmico, conceitos válidos até hoje. Contrariamente aos seus contemporâneos, Cayley dispensou o “batimento de asas” como funcionamento para alçar voo, concentrando-se na necessidade de se possuir uma superfície aerodinâmica geradora de sustentação e uma fonte de força impulsora.

Baseado nesses princípios, em 1799 ele desenhou seu primeiro aeroplano, que não chegou a construir dada a inexistência de motores àquela época. Mas em 1853, acreditando em seus conceitos, Cayley construiu o mais bem-sucedido de seus planadores, tendo convencido seu cocheiro a pilotá-lo. É considerado como a primeira pessoa a voar em um aparelho mais pesado que o ar.

 

2. A aeronave nada mais é que uma máquina composta por vários sistemas que produzem algum trabalho com o objetivo de fazê-la voar. Mas sabemos que sistemas falham ou por ação errada do operador ou por falta de resistência física a certas condições resultando em fadiga, pane, superaquecimento, congelamento, quebra etc.

Baseado neste conhecimento como podemos evitar a falha da máquina, ou seja, como garantir o funcionamento da aeronave contra a falha individual dos sistemas? (Construa sua resposta em aproximadamente 10 linhas). (2,5 pontos)

Resposta: Foram os estudos de acidentes que levaram os projetistas a instalar dispositivos de segurança, os quais só protegem quanto a erros operacionais. Nos sistemas das aeronaves, por exemplo, a proteção mais importante para garantir o seu funcionamento correto, mesmo que parcialmente, é o uso de redundâncias.

 Redundância é um método secundário, que apóia e substitui o primário em caso de necessidade para manter o sistema em funcionamento. Assim, os sistemas das aeronaves são compostos por meios alternados de mantê-los funcionando, seja por equipamentos ou circuitos redundantes, seja por processos redundantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (275.3 Kb)   docx (75.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com