TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conhecimento Asas Fixas

Trabalho Escolar: Conhecimento Asas Fixas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  954 Palavras (4 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 4

Unidade de Aprendizagem: Conhecimento Geral das Aeronaves (Asas Fixas)

Curso: Ciências Aeronáuticas

Professor: ANTONIO CARLOS VIEIRA DE CAMPOS

Nome do aluno:

Data: 31/03/2014

Orientações:

Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

Entregue a atividade no prazo estipulado.

Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

Encaminhe a atividade via Espaço UNISUL Virtual de Aprendizagem (EVA).

A partir do estudo de nosso material didático, responda as questões abaixo relacionadas.

Questão 1

Conforme conhecemos, o piloto utiliza o manche e os pedais para exercer o controle dos movimentos do avião. A partir disso:

a) Descreva o sistema da aeronave que é utilizado pelo piloto para controlar o voo. (1,0 ponto)

As aeronaves de menor porte, mais simples, utilizam controles mecânicos onde o acionamento dos comandos de pedais e manche, se dão através de cabos tensionados em um sistema que percorre o avião até a área de atuação do sistema, seguindo os mesmos padrões dos primeiros sistemas idealizados nos primórdios da aviação. Através de décadas de desenvolvimento dos sistemas de aviação, conforme a necessidade de uso e de mercado, novas aeronaves foram sendo desenvolvidas, com melhorias em suas características, aeronaves mais velozes e maiores. Exigindo a necessidade da também evolução de seus sistemas de controles, utilizando-se tecnologia hidráulica, compondo um circuito mecânico e hidráulico (hidromecânico) para realizar as ações de comando reduzindo o peso, complexidade e também algumas das limitações de voo existentes nos aviões convencionais. Em constante evolução, sempre em busca de melhoras tanto no funcionamento da aeronave como em sua segurança, a aviação evolui para tecnologia computadorizada de controle de seus comandos, utilizando computadores e motores elétricos, com fim de ter uma resposta melhor, e um melhor controle sobre as ações disparadas no cockpit até chegar ao ponto de ação na aeronave. Este ultimo sistema denomina-se "Fly-by-wire".

b) Cite quais são os componentes deste sistema. (1,0 ponto)

O manche controla dois movimentos sendo eles: Rolagem e arfagem. Os pedais tem a função de guinar o avião.

c) Quais são os movimentos obtidos. (1,5 pontos)

Ao mover lateralmente o manche, o piloto ativará os ailerons que causam a inclinação ou rolagem do avião. O movimento longitudinal do manche, aciona o profundor que controla o movimento de arfagem (cabrar e picar). Os pedais de leme controlam a função de “guinada”, que transforma o nariz do avião à esquerda ou à direita.

Questão 2

Acesse o endereço eletrônico:

<http://www2.anac.gov.br/segVoo/pdf/Relatorio%20PT-NBH.pdf> (Acesso em: 20 fev. 2014) e leia o relatório final emitido pelo CENIPA referente ao incidente grave ocorrido com a aeronave.

Após a leitura responda:

a) Por que o motor voltou a funcionar normalmente? (1,0 ponto)

Pois foi ligada a bomba elétrica de combustível.

b) Descreva o funcionamento de um sistema de combustível. (1,0 ponto)

O sistema de combustível tem a finalidade de armazenar o combustível e fornecê-lo ao motor. Os dois sistemas mais utilizados são a alimentação por gravidade e alimentação por pressão. No sistema de alimentação por gravidade os tanques de combustível se encontram em posições elevadas, tendo então a atuação da gravidade sobre os fluídos, fazendo com que a alimentação do combustível ao motor seja feira de forma correta. Já na alimentação por pressão, o combustível é enviado ao motor através da pressão de uma bomba. Normalmente são usadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com