TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conhecimento geral das Aeronaves (Asas Fixas)

Por:   •  11/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.325 Palavras (6 Páginas)  •  925 Visualizações

Página 1 de 6

1. Para que um aeródino se mantenha em movimento com velocidade constante e em linha reta, é preciso que forças atuem sobre ele e que a resultante dessas forças seja nula.

Baseado nessa afirmação, explique quais são os fundamentos da física que proporcionam o voo aeródino. (2 pontos)

Um aeródino voa pelo principio da lei de ação e reação de Newton. Quando o ar escoa junto ao extradorso no bordo de fuga ele é desviado para baixo e para trás causando uma força que joga aeronave para frente e para cima (teoria do Downwash). Quando uma aeronave está voando em voo reto e nivelado as 4 forças que agem sobre a aeronave estão em equilíbrio. A sustentação se opõe ao peso e a tração se opõe ao arrasto, devido a esse equilíbrio entre as forças a resultante da aeronave é definida como nula.

2. Cite e justifique os conceitos teóricos envolvidos em cada afirmativa listada abaixo e confirme se ela é válida ou falsa. (2 pontos)

“Em uma pista, quanto maior a temperatura maior será a corrida de decolagem”.

Resp.: Válida, quanto maior a temperatura menor será a densidade do ar que por sua vez afeta as duas principais forças presentes em um voo, a sustentação e a tração. Ambas as forças dependem da densidade do ar e quanto maior a densidade maior será A produção de sustentação pela asa e a tração pelo motor. Tendo essas forças citadas maiores a distância percorrida na decolagem será maior.

“A pressão atmosférica é do tipo dinâmica”.

Resp.: Falsa, a pressão atmosférica é a junção da pressão estática mais a pressão dinâmica a soma das duas resulta na pressão total que também pode ser chamada de pressão atmosférica. A pressão dinâmica também chamada de pressão de impacto é definida como a pressão exercida pelo ar em movimento. Quanto maior a densidade e a velocidade de deslocamento do fluido maior será a pressão dinâmica.

“Quando o ar escoar uniformemente por um tubo, nós teremos na parte mais estreita desse tubo maior temperatura”.

Resp.: Valida, quando o ar esta escoando na parte mais estreita de um tubo a velocidade do fluido é maior, a velocidade aumenta devido a redução da pressão estática. Se a velocidade do fluido aumenta, as moléculas do fluido oscilam numa velocidade maior também fato que aumenta a temperatura.

“A força resultante de todas as componentes paralelas ao deslocamento da aeronave, denomina-se tração”.

Resp.: Falsa, existem duas componentes paralelas ao deslocamento de uma aeronave em voo de cruzeiro. A tração e o arrasto, quando a aeronave esta voando em velocidade constante a tração é igual ao arrasto, se estiver havendo uma aceleração a tração é maior que o arrasto e quando houver uma desaceleração o arrasto estará sendo maior que a tração. Por isso classifico a afirmação acima como falsa.

3. A aeronave nada mais é que uma máquina composta por vários sistemas e componentes que produzem algum trabalho ou efeito aerodinâmico com o objetivo de fazê-la voar. Baseado nesta informação e com pesquisas bibliográficas em outros materiais além do livro didático, descreva de modo sucinto cada um dos itens abaixo. (2 pontos)

Superfície aerodinâmica.

Resp.: Superfície aerodinâmica é definida como toda superfície da aeronave capaz de produzir forças uteis ao voo. Como exemplo cito a asa responsável por gerar a sustentação, a empenagem por gerar equilíbrio ao voo e a hélice responsável por gerar a tração da aeronave.

Centro de gravidade.

Resp.: CG é o ponto onde se localiza a resultante e a soma de todos os pesos da aeronave. Onde o eixo longitudinal, lateral e vertical se cruzam. CG também podemos definir como sendo o centro de equilíbrio da aeronave, se pendurarmos a aeronave por esse ponto a aeronave tem que ficar exatamente na horizontal.

Centro de pressão.

Resp.: É o ponto onde está localizado a resultante aerodinâmica da aeronave. Lembrando que o CP se desloca para frente em um perfil assimétrico conforme o ângulo de ataque aumenta e num perfil simétrico ele é fixo. O CP de uma asa se encontra no ponto onde ocorre a maior diferença de pressão estática entre o extradorso e o intradorso.

Ângulo de ataque.

Resp.: Ângulo de ataque é definido como o ângulo formado entre a corda da asa e o vento relativo. Quanto maior esse ângulo maior será a sustentação, isso ocorre até um valor máximo onde a sustentação vai decrescer rapidamente e o arrasto aumentará rapidamente.

4. Faça uma descrição completa de um sistema básico que é utilizado nas aeronaves com o objetivo de fornecer combustível ao motor. (2 pontos)

Resp.: O sistema de combustível depende da aeronave, geralmente nas aeronaves de pequeno porte com asa alta, o sistema é feito por gravidade, sem a utilização de bombas contando somente com um filtro para reter as impurezas do motor. Nas aeronaves com asa baixa existem duas bombas que levarão combustível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (51.8 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com