TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conselhos Escolares

Trabalho Escolar: Conselhos Escolares. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  546 Visualizações

Página 1 de 3

Os processos de participação constituem processos de aprendizagem de mudanças culturais construídos cotidiamente,envolvendo vários cenários, vários segmentos da comunidade não existindo uma forma apenas ou lógica de participação,não garantindo o compartilhamento da decisões e do poder. A gestão democrática implica a efetivação de novos processos de organizações e gestão baseados em uma dinâmica que favoreça os processos coletivos e participativos de decisão.

Nesse sentido, a participação constitui uma das bandeiras fundamentais a serem implementadas pelos diferentes atores que constroem o cotidiano escolar.

A democracia é um dos caminhos mais importantes para alcançar a qualidade na educação. A participação não tem o mesmo significado para todos, tratando-se, portanto, de uma palavra que tem vários significados. Ela apresenta diferenças significativas quanto à natureza, ao caráter, às finalidades e ao alcance dos processos participativos. Isso quer dizer que os processos de participação constituem, eles próprios, processos de aprendizagem e de mudanças culturais a serem construídos cotidianamente. Isso quer dizer que alguns processos chamados de participação não garantem o compartilhamento das decisões e do poder, configurando-se como mecanismo legitimador de decisões já tomadas centralmente.A democratização dos sistemas de ensino e da escola implica o aprendizado e a vivência do exercício de participação e tomadas de decisões. Trata-se de processo a ser construído coletivamente, que considera a especificidade e a possibilidade histórica de cada sistema de ensino (municipal, estadual ou federal), de cada escola. O importante é compreender que esse processo não se efetiva por decreto, portarias ou resolução, mas é resultante, sobretudo, da concepção de gestão e de partição que temos.Nesse percurso, a definição da concepção e, portanto, do alcance e da natureza política e social da gestão democrática que se quer implementar é fundamental para a efetivação ou não dos processo de participação e decisão.Pensarmos a democratização implica, portanto, compreendermos a cultura da escola e dos seus processos, bem como articula-los com as relações sociais mais amplas. A compreensão dos processos culturais da escola envolve diretamente os diferentes segmentos das comunidades local e escolar, seus valores, atitudes e comportamentos. Ou seja, a escola é um espaço de contradições e diferenças. Nesse sentido, quando buscamos construir na escola um processo de participação baseado em relações de cooperação, no trabalho coletivo e no partilhamento do poder, precisamos exercitar a pedagogia do diálogo, do respeito ás diferenças, garantindo a liberdade de expressão, a vivência de processos de convivência democrática, a serem efetivados no cotidiano, em busca da construção de projetos coletivos.o Papel do diretor numa gestao democratica e participativa procura atingir metas e cumprir responsabilidades decididas de forma coletiva e colaborativa,atraves da divisão de tarefas e do profissionalismo,sempre pautsdo na qualidade da educação e é de agente formador de liderença e de fundamental ressaltarmos a importância: da construção coletiva de um projeto pedagógico pela escola; do estabelecimento de formas de distribuição do poder, assim como da vivência e construção de novas formas de relacionamento interpessoal.,garantindo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com