TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS PRÁTICAS DE PRODUÇÃO E DE MERCANTILIZARÃO DOS BENS CULTURAIS

Por:   •  25/1/2016  •  Resenha  •  303 Palavras (2 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 2

Anderson (2006), diz que os consumidores assumiram um novo papel: “(...) Deixamos de ser consumidores passivos para passar a atuar como produtores ativos. (...)” Os inúmeros avanços das tecnologias digitais somados à popularização da internet têm possibilitado às pessoas comuns a produção e divulgação de conteúdos em rede, estreitando a fronteira entre os papéis do produtor e do consumidor contemporâneos. As câmeras digitais de fotos e vídeos, os softwares de edição, bem como os blogs são exemplos de ferramentas de produção democratizadas que vem colaborando para que os consumidores se tornem produtores.

Frente a esse cenário, há um importante processo de transformação pelo qual as indústrias culturais vêm passando: as práticas de produção e de mercantilização dos bens culturais vêm sendo transformadas assim como os modelos tradicionais de negócios, que estão estruturados praticamente na noção de direitos autorais e de propriedade intelectual – diga-se de passagem, também questionados agora.

A informação na rede não tem custo algum com espaço físico, o que possibilita maior criação de conteúdos pelos próprios usuários. Observa-se assim que diversificados nichos acabam se estruturando conforme as preferências dos consumidores. Para Anderson (2008) o aumento do número de nichos pode compor um mercado capaz de disputar com o dos hits. “ Todos esses nichos em conjunto podem constituir um mercado tão grande quanto o dos hits, se não maior. Embora nenhum dos nichos venda grandes quantidades, são tantos os produtos de nicho que, como um todo, podem compor um mercado capaz de rivalizar com o dos hits.” (ANDERSON, 2006, p.51).

Para Anderson (2006), a internet vem transformando a economia, a cultura e a sociedade de forma rápida e contínua, contribuindo significantemente para a teoria da Cauda Longa. Isso é fácil de perceber, diante de mercados cada vez mais segmentados, com ferramentas de gerenciamento que norteiam grandes negócios, marcas e até produtos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (49.4 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com