TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Constante Gravitacional

Trabalho Universitário: Constante Gravitacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  672 Visualizações

Página 1 de 3

A constante de gravitação universal, também chamada por constante newtoniana de gravitação, constante gravitacional universal, constante de Newton, grande G ou simplesmente constante gravitacional (símbolo: G), é uma constante física de caráter universal que figura na lei da gravitação universal de Newton 1 .

Segundo a Lei da gravitação universal, aparte considerações vetoriais aqui não relevantes, a força de atração entre dois corpos é diretamente proporcional à cada uma de suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa. A constante de gravitação universal é a constante que permite se escrever essa relação de proporcionalidade em forma de uma igualdade:

F = G \frac{m_1 m_2}{r^2}

Assim como outras constantes físicas, um dos principais papeis da constante de gravitação universal G é estabelecer a correição da lei física associada no que tange às unidades e à análise dimensional. Em unidades adotadas no Sistema Internacional de Unidades, seu valor expressa a atração gravitacional, em newtons, que verifica-se experimentalmente existir entre dois objetos de massa um quilograma cada, quando separados pela distância de um metro. O melhor valor aceito atualmente é:

G = 6,674287 \times 10^{-11} \quad m^{3} kg^{-1} s^{-2}

com incerteza na última casa decimal. A unidade apresentada junto ao valor numérico da constante é por vezes escrita, de forma equivalente, como Nm2/kg2.

A constante de gravitação universal G não deve ser confundida com g (em minúscula), que é o símbolo normalmente associado à variável que representa a intensidade da aceleração da gravidade terrestre junto à superfície do planeta, ou outro astro, quando explicitamente especificado. Em termos de G, g expressa-se como:

g = \frac {G M}{r^2}

onde M e r representam nesse caso a massa e o raio do astro esférico. Para a Terra tem-se que a aceleração da gravidade vale por volta de g = 9,78 m/s2.

Índice [esconder]

1 Valor verdadeiro convencional para a constante de gravitação universal

2 As medições de G

3 Ver também

4 Referências

Valor verdadeiro convencional para a constante de gravitação universal[editar | editar código-fonte]

Atualmente o CODATA (CODATA, 2008)2 recomenda para a constante de gravitação universal o valor de:

G = 6,674 28(67) \times 10^{-11} \quad m^{3} kg^{-1} s^{-2} (notação concisa)

Este é o melhor valor estimado experimentalmente para a constante de gravitação universal, conhecido também como valor verdadeiro convencional (de uma grandeza) 3

Como sabe-se da teoria das medidas, toda medida experimental apresenta incerteza intrínseca que deve figurar junto à expressão da medida, e a constante da gravitação não é exceção. Porém essa é hoje conhecida com mais do que satisfatória precisão para quase todos os fins práticos e teóricos.

As medições de G[editar | editar código-fonte]

Outra estimativa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com