TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Constituição Federal

Tese: Constituição Federal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2013  •  Tese  •  1.843 Palavras (8 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 8

1 INTRODUÇÃO

Esta pesquisa procura apontar e caracterizar a importância da brinquedoteca no espaço escolar como uma forma lúdica que proporciona diversos benefícios no ensino na aprendizagem. Assim o espaço contribui e muito para o desenvolvimento infantil. Este trabalho visa refletir o uso da brinquedoteca na escola, como atividade complementar no processo ensino e de aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento emocional, cognitivo e motor.

Neste trabalho apresentamos dados colhidos, o aspecto histórico, objetivo principal da brinquedoteca, como se organiza, as regras de utilização pelas crianças, as regras de funcionamento da brinquedoteca, suas modalidades e diferentes tipos e também alguns respaldos de teóricos que embasam a importância da brinquedoteca, do brincar na infância para o desenvolvimento da criança.

a brinquedoteca assume uma grande responsabilidade, pois é um espaço onde a criança passa a vivenciar situações do seu cotidiano e a criar e desenvolver sua própria personalidade, valores, ética e atitudes diante outras crianças. Acreditamos que por meio do brincar a criança elabora e reelabora as suas vivências. No espaço da Brinquedoteca acreditamos que o educar é construir junto, por isto e muito mais a importância de se conhecer e utilizar as brinquedotecas.

Na escola, em casa e em espaços de lazer, podemos facilmente perceber que as crianças buscam incessantemente um espaço para brincarem livremente, de maneira em que interajam com outras crianças com brinquedos e brincadeiras voltadas as suas faixas etárias.

Nesse sentido, nós profissionais da educação temos a compreensão de que essas interações são fundamentais no processo de aprendizagem e que devemos disponibilizar um ambiente pedagógico adequado para essas interações. Assim, são chamados de brinquedotecas os espaços pedagógicos onde as crianças podem brincar. Todavia, de acordo com SANTOS, 1997, as brinquedotecas não precisam necessariamente ser repletas de objetos de interação (brinquedos), mas é extremamente importante que se valorize a ação das crianças que brincam, pois, é essencial observar e traduzir o que vemos e dar importância aos acontecimentos.

Logo, é importante ressaltar que a escola, centrada no pleno desenvolvimento do aluno, deve buscar maneiras de fazer deste processo educativo algo prazeroso, desafiador.

Nesse sentido, esse trabalho tem por finalidade refletir a importância da brinquedoteca na aprendizagem escolar como uma aliada ao processo de ensino-aprendizagem, fornecendo subsídios para que as crianças formulem seus próprios conceitos de mundo, onde a afetividade está resguardada, a

criatividade instigada e os direitos da criança respeitados.

CONCLUSAO

Acredito como professora de séries de iniciais, que o projeto da brinquedoteca, em muito breve, será conquistado por todas as escolas do ensino fundamental de nossos país. É um projeto que com certeza trará grandes contribuições em nossa ação pedagógica.

Precisamos acreditar e também contar com nossas lidenraças comunitárias e juntos procurarmos transformar o nosso espaço social, acreditando sempre no benefício que a ludicidade traz ao processo educativo.

2 DESENVOLVIMENTO

Segundo Suzuki et al, o surgimento da brinquedoteca deu inicio por volta de 1934, em Los Angeles ao perceber que frequentes roubos de brinquedos feitos por crianças em lojas de brinquedos dava-se pelo fato dessas crianças não terem brinquedos e nem dinheiro para compra-lo. Assim, iniciou um serviço de empréstimo de brinquedos como recurso comunitário. O chamado Los Angeles Toy Loan existe até hoje. Porém, foi na Suécia, em 1963, que esta idéia foi mais desenvolvida. Com o objetivo de emprestar brinquedos e dar orientação às famílias de excepcionais sobre como poderiam brincar com seus filhos, para melhor estimulá-los, duas professoras, mães de excepcionais, fundaram a Lekotek (ludoteca, em sueco), em Estocolmo.

No Brasil também começou a ser desenvolvido a partir da necessidade de ajudar a estimular crianças deficientes. Em 1971, por ocasião da inauguração do Centro de Habilitação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de São Paulo, aconteceu uma exposição de brinquedos pedagógicos. O interesse despertado pelo evento foi tanto que fez com que ele fosse transformado em um Setor de Recursos Pedagógicos dentro da APAE, que em 1973 implantou o Sistema de Rodízios de Brinquedos e Materiais Pedagógicos, a Ludoteca. Todos os brinquedos do Setor Educacional da APAE foram centralizados e passaram a ser utilizados nos moldes de uma biblioteca circulante. Apenas em 1981 foi montada a primeira brinquedoteca do país, a Brinquedoteca Indianópolis, em São Paulo, tendo como diretora, a responsável pela criação do termo Brinquedoteca, a pedagoga Nylse Cunha.

Hoje a brinquedoteca tem seu papel esclarecido conforme afirma Ramalho (2000, p. 76), “a brinquedoteca é considerada como um local de estímulos para o brincar livremente da criança, por algumas horas do dia”. Nela, a construção do conhecimento se desenvolve de maneira prazerosa, na aventura do brincar espontâneo da criança e na aquisição de saberes necessários à vida, pois, sem brincar a criança não vive à infância e, logo, não supera etapas que mais tarde poderão se manifestar como bases instáveis de sua personalidade. Portanto, a brinquedoteca é uma porta aberta para o brincar, num contexto em que, o brinquedo, é um suporte de exploração da criança.

Tanto a Constituição Federal e também a LDB garantem que as crianças devem ter acesso a recreação para se desenvolvimento integral, com isso podemos considerar que as crianças devem sim ter acessos as brinquedotecas para que possam se beneficiar de seus usos, trabalhando seus aspectos, afetivos e cognitivos.

Em 2005, foi aprovada a Lei nº 1104, que obriga hospitais públicos e privados do Brasil a instalarem espaços de brincadeiras para as crianças internadas.

Conceituando a brinquedoteca usamos o pensamento dos autores Almeida e Casarin (2002) “[...] a Brinquedoteca é um espaço preparado para a criança brincar livremente, de acordo com o seu interesse, sua potencialidade e sua expressão lúdica”. Deste modo, a Brinquedoteca é um local onde o brinquedo e diversos materiais, permitem a imaginação o faz-de-conta e a expressão da criatividade infantil.

Vygotsky

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com