TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Construindo Nosso Próprio Foguete

Por:   •  29/8/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.284 Palavras (6 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 6

Sumário

1. Introdução        

2. História dos foguetes        

3. Combustíveis utilizados        

4. Construindo nosso próprio foguete        

Hipótese:        

Objetivo:        

Metodologia:        

5. Resultados do projeto        

6. Como é feito        

Materiais utilizados para o foguete:        

Procedimento para o foguete:        

Base de lançamento        

Materiais para a base:        

Procedimento para a base:        

7. Referências        

 

1. Introdução

Neste trabalho, faremos um breve resumo sobre a história dos foguetes e comentaremos sobre a construção de um pequeno foguete, comentando, também, sobre os materiais utilizados no processo.

2. História dos foguetes

            A primeira notícia que se tem do seu uso é do ano 1232, na China. Existem relatos do uso de foguetes chamados flechas de fogo voadoras no século XIII, na defesa da capital da província chinesa de Henan.

             Os foguetes foram introduzidos na Europa pelos árabes. Durante os séculos XV e XVI foi utilizado como arma incendiária. Posteriormente, com o aprimoramento da artilharia, o foguete bélico desapareceu até ao século XIX, e foi utilizado novamente durante as Guerras Napoleônicas.           Nos finais do século XIX e princípios do século XX, apareceram os primeiros cientistas que viram o foguete como um sistema para propulsionar veículos aeroespaciais tripulados.

Os alemães, liderados por Wernher von Braun, desenvolveram durante a Segunda Guerra Mundial os foguetes V-1 e V-2, que foram a base para as pesquisas sobre foguetes dos EUA e da URSS no pós-guerra.

Inicialmente foram desenvolvidos foguetes especificamente destinados para uso militar, normalmente conhecidos como mísseis balísticos intercontinentais.

Destacam-se, pelo lado estadunidense, o Astrobee, o Vanguard, o Redstone, o Atlas, o Agena, o Thor-Agena, o Atlas-Centauro, a série Delta, os Titãs e Saturno, e, pelo lado soviético, os foguetes designados pelas letras A, B, C, D e G. Outros países que construíram foguetes, num programa espacial próprio, são a França, o Reino Unido (que o abandonou), e ainda China, Japão, Índia e o Brasil assim como o consórcio europeu que constituiu a Agência Espacial Européia (ESA) que construiu e lançou o foguete Ariane.

3. Combustíveis utilizados

Quanto ao tipo de combustível usado, existem três tipos de foguete:

  • Foguete de combustível líquido - em que o propelente e o oxidante estão armazenados em tanques fora da câmara de combustão e são bombeados e misturados na câmara onde entram em combustão;
  • Foguete de combustível sólido - em que ambos, propelente e oxidante, estão já misturados na câmara de combustão em estado sólido.
  • Foguete de combustível híbrido - em que propelente e oxidante estão em câmaras separadas e em estados diferentes: líquido/sólido ou gasoso/sólido. Atualmente em estado de testes em países como EUA e Brasil.

4. Construindo nosso próprio foguete

Hipótese: É possível construir um foguete experimental, a partir do uso de materiais de baixo custo. Experimentos podem ser embarcados num foguete experimental para serem recuperados e posteriormente analisados; Abordagem de diversos conceitos científicos numa aula prática, envolvendo o uso de foguetes experimentais.

Objetivo: Aprofundar o conhecimento sobre a exploração espacial, testando conceitos e etapas da construção e lançamento de protótipos de foguetes experimentais.

Metodologia: A partir da definição do projeto, formou-se uma equipe de 5 alunos, sob a orientação dos professores e passamos a nos mobilizar em tarefas pré-determinadas realizadas na casa dos participantes, na escola e os testes foram realizados em campo aberto, onde cada membro estaria encarregado de desenvolver uma parte do trabalho.

5. Resultados do projeto

Após a conclusão das etapas de seleção de materiais e construção do foguete e da base de lançamento, o próximo passo foi a exposição do projeto ao público, durante uma aula prática, onde nós e nossos colegas colocaremos nossos foguetes em uma forma de competição.

6. Como é feito

Materiais utilizados para o foguete: 

  1. 2 garrafas PET (refrigerante) de 2 L
  2. Fita adesiva transparente
  3. Papelão fino
  4. Tesoura ou estilete

 O papelão será utilizado para a construção das aletas (asas). O papelão poderá ser substituído por isopor de alta densidade, utilizados em bandejas de alimentos, encontrados facilmente em supermercados.

Procedimento para o foguete: 

  1. Corte a parte superior de uma das garrafas
  2. Cole-a com fita adesiva na parte inferior da outra garrafa.
  3. Da garrafa que foi cortada, retire da parte central uma tira de 9cm (pode variar) de largura que será utilizada para fazer a “saia” do foguete.
  4. A seguir, corte o papelão em um formato mais ou menos de trapézio com quatro abas para serem fixadas (com a fita adesiva) na fuselagem do foguete, corte quatro dessas e cole-as na parte traseira da fuselagem

Base de lançamento: Existem vários formatos de bases de lançamento e os dois principais detalhes a se considerar, para o pleno funcionamento são: gatilho de disparo e vazamentos. O gatilho de disparo deve ser feito de modo a segurar e manter o foguete na posição desejada até o momento de ser disparado. Ele também deve evitar vazamentos, que provoca perda de eficiência do foguete.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (134.1 Kb)   docx (28.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com