TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Construçao Civil

Trabalho Escolar: Construçao Civil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2015  •  4.219 Palavras (17 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 17

1. RESUMO

A construção com terra, largamente utilizada por nossos antepassados, é uma manifestação marcante do uso de recursos naturais abundantes na convivência do homem com a natureza. Atualmente, o uso da terra como material de construção pode ser distinguido de dois modos: a sobrevivência dos sistemas construtivos primitivos, preservados pela carência em que vivem algumas populações; ou pelo uso de técnicas inovadoras, incentivadas pelas investigações em universidades e outras instituições, caracterizadas pela simplicidade, eficácia e baixo custo. O solo-cimento é uma das possibilidades do uso da terra para a produção de edificações. A mistura da terra e cimento, devidamente dosada e compactada, adquiri resistência e apresenta durabilidade compatíveis com os critérios necessários para a construção de edificações.

2. INTRUDUCAO

Desde remotas eras o homem constrói a partir do solo utilizando-se de diversas técnicas, algumas das quais ainda existentes e fazendo parte da tradição cultural de centenas de povos.

A olaria ecológica emprega o processo construtivo modular de solo-cimento ou até solo-cal-cimento que dispensa a queima do tijolo, proporcionando um percentual zero de agressão ao meio ambiente, seja com o desmatamento ou com resíduos da queima que são lançados ao ar.

Os tijolos produzidos na “Olaria Ecológica” servem a todos os padrões sociais e a funcionabilidade de seus equipamentos permite que sejam operados diretamente no canteiro de obras, seja no campo ou na cidade.

O solo-cimento é um material alternativo de baixo custo, obtido pela mistura de solo, água e um pouco de cimento. A massa compactada endurece com o tempo, em poucos dias ganha consistência e durabilidade suficientes para diversas aplicações na construção civil, indo de paredes e pisos até muros de arrimo.

O solo-cimento é uma evolução de técnicas de construção do passado, como o adobe e a taipa. A vantagem é que os aglomerantes naturais, de características variáveis e instáveis, foram substituídas pelo cimento, produto industrializado e de qualidade controlada.

O solo-cimento está por aí há décadas, mas seu uso ainda é bem restrito. Com isto, florestas inteiras são devastadas para produzir tijolos cerâmicos que, além de tudo, são mais caros.

O solo para a mistura deve estar limpo, sem galhos, folhas, raízes ou material orgânico. Aliás, solos com muito material não servem para a produção de solo-cimento.

Sabendo o que encarece realmente uma obra não é o tijolo e sim o desperdício provocado pelo sistema convencional e o tempo de construção da obra, foram desenvolvidos a tecnologia do sistema construtivo modular que permite que os tijolos sejam somente encaixados ou assentados apenas com um leve filete de solo-cimento, reduzindo consideravelmente o tempo de construção da obra.

Seus dois furos internos contribuem na redução do peso do tijolo; permitem o embutimento de rede hidráulica e elétrica, abolindo o corte na parede depois de pronta; permitem a fundição de colunas, sem o emprego de mão-de-obra de carpintaria o que reduz ainda mais o consumo de madeira e tornam o tijolo termo-acústico.

3. OBJETIVOS

3.1 Geral

Este trabalho tem como objetivo o estudo sobre tijolo e bloco de solo-cimento.

3.2 Especifico

Fabricação dos blocos e tijolos, armazenamento, aplicação, normas

4. FABRICAÇÃO DOS TIJOLOS

4.1 Mistura do solo-cimento

Consiste na mistura de solo arenoso + cimento + água. As proporções desta mistura determinam a resistência dos tijolos de acordo com a sua utilização.

Tijolo a Vista: De 7 a 10 latas de solo arenoso peneirado ou triturado, + 1 lata de igual volume, de cimento, + água na quantidade em que atinja uma umidade ótima, que equivale a 5% de umidade, que pode ser constatada através de um teste simples: comprima uma amostra da mistura em uma das mãos, observando em seguida se os dedos mar ca ram a massa. Se a marca dos dedos ficar bem definida, a umidade é adequada, se houver um esfarelamento, que é um sintoma de secura do solo, a umidade é insuficiente; se a marca aparecer muito compacta e molhar a mão, a umidade é excessive.

Tijolos Comuns: São feitos com 15 latas de solo, + 1 lata de igual volume, de cimento, + água na quantidade em que atinja uma umidade ótima (5% de umidade). A parede de tijolo comum deve ser revestido e/ou rebocado.

4.2 SOLO IDEAL

É aquele constituído de 50% a 70% de areia e o restante de argila.

Solo Argiloso: não é o ideal, mas pode ser corrigido acrescentando-se areia até que atinja a constituição recomendada. A medida em que aumenta o teor de argila do solo, aumenta a necessidade de consumo do cimento para sua estabilização, que deve representar de 5% a 10% em massa em relação ao solo.

Solo não Recomendado: é o solo da camada superficial do terreno, porque contém, geralmente, material orgânico, raízes ou pedras; a terra preta (de horta) é um exemplo de solo não recomendado.

Cor do Solo: O ideal é que seja vermelho ou amarelo.

Solo ácido: é recomendada a correção com cal, para neutralizar a sua acidez, misturando a cal na terra no dia anterior à sua utilização.

À mistura de solo-cimento podem ser acrescentados produtos impermeabilizantes, cimento refratário, óxido de ferro (pigmento para colorir, como p.ex. o “vermelhão”).

4.3 ESCOLHA DO SOLO

Independentemente do sistema adotado devem ser tomados cuidados que vão desde a seleção do solo adequado até a correta execução das fundações e da alvenaria. O que parece ser um processo simples, de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com