TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Construção Civil E O Mercado

Dissertações: Construção Civil E O Mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  1.101 Palavras (5 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 5

Construção Civil: mercado cresce no país e aponta grandes desafios no setor

Comunicação Ietec

Entrevista do presidente da Câmara nacional indústria da construção (CBIC), Paulo Safady Simão, para o Instituto de Educação Tecnológica

Um dos setores mais relevantes da economia brasileira, com cerca de 172.703 empresas atuantes no mercado, a construção civil passa por uma fase de grande crescimento.

Fruto desse desenvolvimento, a maior demanda por atividades do setor tem trazido alguns desafios para o ramo, que tenta se adaptar, já no caminho, às exigências do mercado atual.

Uma das principais questões, nesse sentido, é a escassez de mão de obra qualificada, tema que será discutido, inclusive, no Seminário Nacional de Gestão de Projetos, promovido pelo IETEC. Além de não haver profissionais suficientes no mercado para suprir as necessidades do setor, ainda se revela a questão da baixa quantidade de mulheres entre a mão de obra normalmente empregada na construção civil.

Outro desafio do ramo no país é a inadequação às exigências de sustentabilidade, crescentes não só no Brasil como no mundo. A construção civil é uma das grandes responsáveis por emissão de carbono e gases estufa na atmosfera, fato já enfatizado até mesmo pela Organização das Nações Unidas (ONU). Dessa forma, adequar-se ao contexto de desenvolvimento sustentável é imprescindível para o sucesso futuro do setor.

Ciente deste complexo cenário atual, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) está envolvida em projetos de incentivo tanto da formação de profissionais quanto do investimento na prática da construção sustentável.

Nesta entrevista, o presidente da CBIC, Paulo Safady Simão, fala do quadro atual da construção civil no país, das ações da organização frente aos principais desafios do setor e ressalta a importância da difusão de Inovação Tecnológica em toda a cadeia produtiva da construção, para que os desafios sejam superados.

O que é construção sustentável e quais são seus benefícios?

O Conceito de Construção Sustentável nos remete a um conjunto de metodologias e produtos adotados antes, durante e após os trabalhos de construção, para que o empreendimento não agrida o meio ambiente, proporcione um uso racional de energia e recursos naturais e promova uma melhora na qualidade de vida dos usuários. Entre seus benefícios estão redução do consumo de energia durante a fase de produção de materiais ou construção do empreendimento; otimização no uso dos insumos; redução expressiva da geração de resíduos sólidos e reciclagem desses resíduos; redução dos custos de manutenção do empreendimento; redução do impacto ambiental da construção sobre o meio ambiente e sobre as comunidades vizinhas aos empreendimentos; entre outras contribuições.

Essa metodologia já é realizada no Brasil?

Segundo a Liderança em Energia e Design Ambiental (Leed), que avaliou o número de certificações de construções sustentáveis em 2010, o Brasil ocupa o quinto lugar no mundo em construções sustentáveis graças aos vinte e três selos verdes emitidos pela Green Building Council Brasil. Entre os empreendimentos sustentáveis estão o Centro de Cultura Max Feffer, o Ecopatio Bracor Imigrantes e o Building the Future da Boehringer Ingelheim. De acordo com este levantamento, o Brasil ficou atrás apenas dos Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos, Canadá e China, respectivamente. Em 2010, o Brasil já possuía cerca de 211 construções em processo de certificação, incluindo estádios de futebol, shoppings centers, bairros e escolas. A expectativa para este ano é que o número de 23 construções sustentáveis aumente para 58 edificações com selos verdes, além de listar mais 300 empreendimentos em processo de certificação.

Que tipos de práticas são mais comuns?

As práticas já adotadas vão desde métodos de gestão que permitam, por exemplo, um uso mais racional do transporte de materiais, reduzindo o tráfego de caminhões e a emissão de CO2 na atmosfera, até a reciclagem do entulho produzido em demolições, que reduz a pressão sobre os aterros sanitários e o uso de matérias primas, como areia e pedra. Neste sentido, o conceito de construção sustentável está indissociavelmente ligado à necessidade de difusão da Inovação Tecnológica em toda a cadeia produtiva da construção. Desde a extração da matéria prima até a construção do empreendimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com